FecharX

Axé Brasil: 15 anos de história

<p>Ivete Sangalo é a atração mais fiel ao festival, que revelou diversos artistas</p>



Créditos da imagem:
Main 2107 axe
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Já estão a todo vapor os preparativos para o Axé Brasil, que este ano volta às suas origens e será realizado na Arena Independência, nos dias 15 e 16 de agosto, sexta-feira e sábado. A expectativa é que o local se transforme em um grande caldeirão numa verdadeira festa de ritmo e cores.

Em 2014, o maior festival de música baiana do planeta completa 15 anos de muitas histórias. O primeiro Axé Brasil foi realizado no dia 27 de março de 1999 no Estádio do Independência. O grande destaque da edição de 1999 foi a estreia solo de Ivete Sangalo, que havia saído da Banda Eva. Aliás, Ivete Sangalo é a única atração a participar de todas as edições do festival, desde o começo.

Não é só Ivete que fez a sua estreia em carreira solo no palco do Axé. Em 2008, Cláudia Leitte fez a sua estreia como cantora-solo e em 2014, será a vez de Bell Marques, que saiu do Chiclete com Banana no ano passado.

Já o grupo É o Tchan volta ao palco depois de doze anos. Comandado por Beto Jamaica e Compadre Washington, a banda promete relembrar hits como ?Pau que nasce torto?, ?Tchan na selva? e ?Pega no bumbum?.

O festival já teve várias casas, como o Independência, na Cidade da Folia e no Mineirão. E também alguns recordes. Em 2009, 120 mil pessoas marcaram presença no Mineirão e Claudia Leitte fez com que 8.370 casais beijassem ao mesmo tempo ao som do hit Beijar na Boca.

Veja outras curiosidades do Axé Brasil:

Em 2002, o evento marcou a estreia de Saulo Fernandes no comando da Banda Eva.
Em 2003, Ivete Sangalo estava comemorando 10 anos de carreira no palco do Axé.
Em 2004, Vira e Mexe foi a primeira e única banda mineira a apresentar no evento. No mesmo ano, Jammil e Uma Noites lançou a música ?Axé Minas?, considerado o hino do festival.
Em 2006, o Axé Brasil entrou na agenda oficial de eventos de Belo Horizonte.
Em 2007, Tuca Fernandes, ganhou o título de cidadão honorário de Belo Horizonte.
Em 2009, Psirico estreou no festival. Em 2011, foi a vez do grupo Leva Noiz.
Em 2010, 10 baianas fizeram a lavagem do palco antes do show começar.

Com o slogan ?Todos os corações num só ritmo?, o maior festival de música baiana do planeta traz dez atrações de peso a Belo Horizonte, sendo cinco em cada dia. Na sexta, feriado municipal (Assunção de Nossa Senhora), se apresentam Ivete Sangalo,  Tomate, Léo Santana, Durval Lelys e Saulo. No dia seguinte, sábado, é a vez de Cláudia Leitte, Bell Marques, Psirico, Tuca Fernandes e Tchan. Os ingressos já estão à venda, no segundo lote. Veja a programação completa.

Garanta o seu ingresso:

Central dos Eventos