FecharX

Barreiro ganha centro de esterilização de cães e gatos

Quarta unidade fixa de BH, novo centro tem capacidade para fazer 1.200 cirurgias por mês



Créditos da imagem: Breno Pataro
Main 121200 centro esterilizacao barreiro foto breno pataro
Redação Sou BH
26/10/15 às 16:15
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

A capital mineira ganhou, desde o dia 15 de setembro, seu mais novo Centro de Esterilização de Cães e Gatos que realiza o serviço de castração animal na cidade. A unidade foi inaugurada no bairro Bonsucesso, localizado na região do Barreiro e está instalada na  Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - onde funcionava o antigo Centro de Saúde Bonsucesso. Para prestar o serviço de castração animal, o prédio passou por reformas que tiveram investimento de R$ 25 mil e já realizou 214 cirurgias. O novo centro tem capacidade para fazer 1.200 cirurgias por mês e é a quarta unidade fixa da cidade.

O centro de esterilização possui estrutura com recepção, sala para treinamento e palestras, gerência, setor administrativo, quatro banheiros, internos e externos, sala de cirurgia com três macas (bloco cirúrgico), sala de preparação para os animais, seis gaiolas para cachorros, seis gaiolas para gatos, espaço para espera e almoxarifado.

Castração cirúrgica

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece o serviço de castração cirúrgica como forma de controle do crescente número de cães e gatos na cidade, muitos deles abandonados. Segundo dados do Censo Animal de 2014, Belo Horizonte possui 283 mil cães e 64 mil gatos. Só no Barreiro são aproximadamente 37 mil cães e 10 mil gatos. Uma grande parcela deles vive perdida ou abandonada pelas ruas, outros têm dono, mas não há controle populacional, o que faz aumentar, cada vez mais, o número de cães e gatos nas ruas.  

A esterilização de cães e gatos, além de reduzir a alta taxa de crescimento e abandono dos animais, promove a prevenção de quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, prevenindo a morte precoce causada, por exemplo, por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal. 

Além da nova unidade, está prevista a realização de mutirões aos sábados nos outros centros de esterilização, e implantação - prevista para 2016 - de mais duas unidades, nas regiões Leste e Nordeste.