FecharX

Ônibus de grave acidente rodava sem trocador; testemunhas sentiram cheiro de pneu queimado

Polícia Civil investiga o caso, mas ainda não tem informações sobre as causas do acidente



Créditos da imagem: Reprodução/Twitter/Renato Amaral (@Renato1917Galo)
Main 162645 acidente barreiro
Redação Sou BH
14/02/18 às 19:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Por Júlia Alves

O ônibus da linha 305 que caiu em um córrego no bairro Mangueiras, na região do Barreiro, na noite de terça-feira (13), estava sem o trocador na hora do acidente. Testemunhas afirmaram que o veículo estava em alta velocidade e com forte cheiro de queimado antes de colidir com um muro de arrimo na Rua José Luiz Raso. Ao todo, foram 23 feridos - dos quais ao menos nove crianças e adolescentes - e cinco mortos, segundo o registro da Polícia Militar.

As causas do acidente já estão sendo investigadas pela Polícia Civil, mas foi confirmado pela PBH que o ônibus estava rodando sem trocador conforme a legislação da capital que regulamenta a retirada dos agentes de bordo em períodos noturnos, fins de semana e feriados. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETRABH) ainda não se pronunciou sobre o acidente.

De acordo com um boletim de ocorrência feito pela PM, testemunhas afirmaram que o ônibus estava em alta velocidade e que havia um forte cheiro de pneu queimado. Questionada, a prefeitura afirma que a vistoria do veículo estava em dia. “A última vistoria do veículo foi em 27/10/2017 e a próxima, de acordo com as normas vigentes, seria em 18/5/2018”, informa trecho da nota oficial (confira abaixo na íntegra).

O ônibus da linha 305 estava rodando desde 2010, completando oito anos – ainda dentro de sua vida útil, considerada de 10 anos para os veículos convencionais. A BHTrans informou que todos os veículos passam por inspeções rotineiras e obrigatórias, além de checagens aleatórias fora do período programado. 

“Ônibus com três a seis anos de fabricação são vistoriados anualmente e os veículos com seis a dez anos de fabricação são avaliados a cada semestre. Belo Horizonte tem uma frota de ônibus considerada nova, com veículos com menos de 5 anos de fabricação”, informou o órgão.

As vítimas

Os mortos em decorrência do acidente já foram identificados pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (14). São eles o motorista do ônibus Márcio João de Carvalho, de 59 anos, além de outras quatro passageiras: Thais Soares Moraes, 25, Naiara Dias Martins, 30, Deise Fátima de Josino Trindade, 56, e Maria do Carmo Pereira Santos, 73.

Ao todo, foram 18 feridos conduzidos para os hospitais João 23, Risoleta Neves e Odilon Behrens. Três dos passageiros resgatados estavam em estado grave. Segundo os bombeiros, o número total de feridos e pessoas que estavam no ônibus é impreciso, já que muitos recusaram atendimento ou foram socorridos pelos moradores da comunidade local.

Em nota, a diretoria do Sindicato dos Rodoviários de BH e Região (STTRBH) manifestou seu luto e solidariedade às famílias das vítimas e ao motorista morto no acidente. Além de afirmar que acompanhará de perto as investigações do caso (confira abaixo a nota na íntegra).

O acidente

Por volta das 19h15 dessa terça-feira, o motorista perdeu o controle da direção, segundo os bombeiros, e o veículo da linha 305 (Estação Diamante) tombou no bairro Mangueiras, na região do Barreiro. 

Os militares confirmaram por volta das 20h30 o óbito de cinco pessoas: o motorista e quatro mulheres, que ficaram presas às ferragens. Aproximadamente dez viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Samu se deslocaram para o local do acidente. 

Nota da Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que está prestando toda assistência às vítimas do acidente com o ônibus da linha 305 na região do Barreiro. O plano de contingência do CopBH foi acionado imediatamente. 

A última vistoria do veículo foi em 27/10/2017 e a próxima, de acordo com as normas vigentes, seria em 18/5/2018.

Nota do STTRBH

A diretoria do Sindicato dos Rodoviários de BH e Região (STTRBH) manifesta as mais sinceras condolências e solidariedade às famílias que perderam seus entes no grave acidente ocorrido nesta ultima terça-feira, 13. Em especial, à família do motorista, Marcio João de Carvalho, que perdeu a vida exercendo a profissão. Além de se colocar à disposição dos familiares do condutor, o STTRBH acompanha de perto todas as investigações relacionadas ao ocorrido e cobrará das autoridades os esclarecimentos dos fatos.