FecharX

Bebê com síndrome congênita por Zika precisa de ajuda para custear tratamentos; saiba como ajudar

O pequeno Davi, de um ano e três meses, precisa de tratamentos que não são oferecidos pelo SUS e os pais não podem pagar



Créditos da imagem: Reprodução/Instagram
Main 194020 whatsapp image 2018 02 28 at 15.25.06
Redação Sou BH
28/02/18 às 19:41
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Há pouco mais de um ano, a família de André Floriano Neto e Danielle Antunes recebeu dos médicos a notícia de que o bebê deles, ainda na barriga da mamãe, sofreria com as consequências do Zika vírus.

O pequeno Davi, que hoje tem um ano e três meses, nasceu com uma síndrome congênita causada pelo Zika e precisa de cuidados constantes, desde remédios, atenção médica até terapias para que ele consiga se desenvolver. Porém, nem todos esses tratamentos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os pais precisam de ajuda para que Davi não seja privado dos benefícios que eles podem trazer.

Entre as dificuldades que o pequeno enfrenta, estão microcefalia, hidrocefalia (o que o faz usar uma válvula desde o primeiro mês de vida) Síndrome de West (epilepsia de difícil controle), paralisia cerebral, calcificações no cérebro, baixa visão, hipotonia muscular (falta de força para se movimentar), atrogripose de membro superior (a mãozinha é virada para trás), luxação de quadril e pé torto congênito.

Para oferecer condições favoráveis de vida ao Davi, André e Danielle não medem esforços, mas, por conta da necessidade de cuidados constantes com o bebê, ela acabou perdendo o emprego. “Eu trabalho atualmente, mas minha renda sozinha não é suficiente para sustentar os gastos que temos com ele”, lamenta André.

André também contou que sua esposa, Danielle, encontrou nas dificuldades a chance de ajudar outras mães e criou o grupo Anjos de Minas. "Apesar de não estarmos na melhor situação, outras mães de crianças com problemas parecidos com os do Davizinho estão no interior com muito menos recursos, assim, elas procuram ajudar umas às outras", detalha o pai.

Tratamentos

Além de só conseguir respirar com a ajuda de aparelhos, Davi faz uso de uma série de medicamentos, e muitos deles não oferecidos pelo SUS. Alguns dos tratamentos e terapias que o Davi precisa foram listados pelos pais:

Leite Aptmil de soja ou sem lactose (ele é intolerante). (Apesar de já estar na fila para pegar o leite na rede pública, o estoque da prefeitura está vazio desde novembro de 2017)

Materiais para gastrostomia:
Sondas, frascos, equipos, seringas, gaze, loção Dersani
Sonda para aspiração número 8, luva estéril, luvas de látex, micropore. 

Cantinho de estimulação, cadeira de rodas e cadeira de banho, parapodium, massageador

Tratamentos que ele precisa com urgência e não são fornecidos no SUS e não são cobertos pelo plano de saúde:
Natação para tratamento de asma - R$190 por mês
Equoterapia - R$400 por mês
Fisioterapia pelo método Curva CME - 480 por mês

Para ajudar a custear as despesas com esses cuidados, os pais resolveram criar uma vaquinha na internet e disponibilizar uma conta para que os interessados depositem diretamente. Clique para ajudar.