FecharX

Belo-horizontino perde 7 dias por ano esperando ônibus

<p>Trânsito e qualidade do transporte coletivo são os responsáveis pela espera</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Cerca de 75% dos belo-horizontinos aguardam, em média, 15 minutos e pegam, pelo menos, dois ônibus por dia, chegando a 30 minutos de espera, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), que considera o tempo rasoável.

Entretanto, em muitos casos, a espera pelo transporte é bem maior, chegando a 40 minutos, segundo a Associação de Usuários de Transporte Coletivo (AUTC). Isso significa que o passageiro chega a perder sete dias do ano esperando por um ônibus.

O trânsito ruim e a má qualidade do transporte coletivo da cidade são, para os especialistas, os maiores responsáveis pelo desperdício de tempo. "O ônibus anda a 6 km/h no centro da cidade. Não adianta colocar mais ônibus. Belo Horizonte precisa de um transporte eficiente, como o monotrilho e o metrô", afirmou o engenheiro civil José Aparecido Ribeiro em entrevista ao Jornal O Tempo.

Além disso, o grande número de obras em Belo Horizonte aumentou a espera pelo coletivo, já que os ônibus não conseguem cumprir horários pela falta de fluidez no trânsito. 

Com informações do Jornal O Tempo