FecharX

BH é a única brasileira para a nova Agenda 21 da Cultura

Capital mineira ajudará a revisar as definições culturais de todo o mundo



Créditos da imagem: Wikipédia
Main soubh 20141008131437
Belo Horizonte passa a integrar a rota das definições mundiais de Cultura
Redação Sou BH
08/10/14 às 14:14
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

Belo Horizonte foi escolhida como uma das dez cidades piloto para a revisão da Agenda 21 da Cultura. A partir de agora, a capital mineira está na rota das definições culturais de todo o mundo. A Agenda 21 é um documento aprovado, em 2004, por governos comprometidos com os direitos humanos e com a criação de condições para a paz.

A Fundação Municipal de Cultura está conduzindo a participação de BH e, até o final do ano, produzirá um documento com as propostas que estão relacionadas à nova Agenda 21 da Cultura. As iniciativas de cada cidade piloto servirão como base para a revisão do documento e o período para a implantação das atividades propostas acontece entre 2015 e 2017

Como uma das cidades piloto da América Latina, ao lado de Concepción e Talca (Chile) e Bogotá (Colômbia), BH terá a função de identificar os objetivos que já foram alcançados desde a sua primeira edição e a proposição de políticas e ações que levem à adoção dos eixos da Agenda 21 da Cultura: Direitos Culturais, Governança da Cultura, Cidades Inteligentes, Cultura e Coesão Social, Cultura e Educação, Cultura e Economia, Cultura e Ecologia e Patrimônio Cultural, alinhando discurso e prática juntamente com os diversos atores do fazer cultural, sejam governos, sociedade civil e/ou organizações internacionais.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, a escolha de Belo Horizonte deve-se a uma série de ações ligadas a uma rede de centros culturais em projetos que buscam descentralizar a cultura. “Isso é muito significativo para Belo Horizonte e um salto para o Plano Municipal de Cultura, que prevê a internacionalização da cidade”, afirma.

Entre os dias 20 e 25 deste mês, Belo Horizonte recebe a visita do consultor externo da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Jordi Baltá, que vem explicar o motivo da escolha da capital mineira e acompanhar o planejamento de trabalho. Ele participará de encontros, seminários, visitas e agendas públicas.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.