FecharX

BH ganha nova varanda urbana em comemoração ao Dia Mundial sem Carro

Objetivo é mostrar como é possível usar um espaço, que seria para estacionamento de veículos, para dar lugar a uma área para descontração, convivência e descanso em pleno centro da cidade



Créditos da imagem: Divulgação
Main 142727 varanda urbana
Parklet ficará em frente ao Palácio das Artes
Redação Sou BH
22/09/15 às 14:30
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

A Avenida Afonso Pena ganhou uma nova varanda urbana em comemoração ao Dia Mundial sem Carro e da Semana Nacional do Trânsito 2015. No lugar de carros, o espaço equivalente a duas vagas, em frente ao Palácio das Artes, será para livre utilização pelas pessoas que moram nas proximidades ou passam pelo local, em meio ao intenso movimento da área central de Belo Horizonte.

A ação foi preparada pela BHTRANS e a Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano e tem o tema "Seja Você a Mudança no Trânsito". O objetivo é mostrar como é possível usar um espaço, que seria para estacionamento de veículos, para dar lugar a uma área para descontração, convivência e descanso em pleno centro da cidade, além de incentivar a reflexão e a adoção de comportamentos mais responsáveis no trânsito entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Varandas Urbanas em BH

O parklet é formado por uma estrutura com bancos, mesas, plantas e até um pequeno bicicletário ocupando o espaço de até duas vagas de carros junto à calçada de uma rua ou avenida. O espaço pode ser compartilhado por pedestres, moradores da área, pessoas que passam pelo local ou que trabalham nas proximidades e que utilizam o espaço que seria dos carros para ler, conversar, descansar, ou simplesmente relaxar, tornando a cidade mais humana e com mais qualidade de vida.

Acesse o site www.pbh.gov.br/varandasurbanas e saiba onde estão localizadas outras Varandas Urbanas em Belo Horizonte.