FecharX

BH ganhará Comissão Especial de Proteção Animal

A criação do órgão já vinha sendo discutida por protetores de animais durante as Audiências Públicas da Câmara Municipal



Créditos da imagem:
Main 152816 shutterstock 63451330
Objetivo dos defensores é ter a ajuda do poder público para resgatar e garantir o bem-estar dos animais da capital
Redação Sou BH
28/04/15 às 16:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Será instalada nesta terça-feira (28), às 16h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Comissão Especial de Proteção Animal. A ideia da criação do órgão vinha sendo frequentemente discutida por entidades protetoras de animais da capital, durante as Audiências Públicas da Câmara Municipal.

Antes, às 14h, acontecerá uma feira de adoção de animais de pequeno porte no Pátio das Bandeiras.

No encontro da última quinta-feira (23), em Audiência Pública dedicada ao tema, foram apresentados todos os problemas enfrentados pelos defensores de animais de Belo Horizonte, como o resgate de filhotes que são comercializados ilegalmente, além dos animais que frequentemente são jogados no Rio Arrudas. 

A reunião também resultou na ação da Polícia Militar de Meio Ambiente, Prefeitura e protetores, apreendendo cerca de 80 filhotes de cachorros que eram vendidos em uma feira no último domingo (26). Os vendedores foram autuados, mas se pagarem as multas podem ter os animais de volta. A ideia dos grupos de proteção é castrá-los e encaminhar para adoção.

No dia 15 de janeiro de 2015, foi determinado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária algumas diretrizes para a exposição, venda ou doação de animais. Eles devem ficar livres de barulho ou poluição em excesso e protegido contra situações que lhe causem estresse. Além disso, deve ser garantido o conforto, segurança, higiene, ambiente saudável, e a separação por idade, sexo, espécie e temperamento.