FecharX

Grafites e murais: BH vai receber 40 novos trabalhos de arte urbana em todas as regionais

As propostas artísticas serão feitas em ruas, locais públicos, viadutos, metrôs, escolas, praças, prédios e outros



Créditos da imagem: Amira Hissa/PBH
Main 173643 grafite
Redação Sou BH
02/07/18 às 17:36
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

BH vai receber cerca de 40 novos trabalhos de arte urbana nos próximos meses. Ao todo foram recebidas 198 inscrições de artistas individuais ou coletivos para o projeto Arte Urbana – Gentileza. Desses foram selecionados 40 propostas de murais artísticos de intervenção no espaço urbano, em suas diversas técnicas e linguagens. 

Serão 15 novos grafites (37,5% das propostas selecionadas) espalhados e mais oito trabalhos de lambe-lambe (20%) e oito de muralismo (20%). O espaço urbano também receberá cinco intervenções de estêncil (12,5%), três de pintura livre (7,5%) e outras técnicas (2,5%).

A seleção foi realizada pela Comissão de Habilitação e Seleção, formada por representantes da sociedade civil e do Poder Público. Para o edital Gentileza, foram disponibilizados R$ 300 mil, e cada proposta selecionada receberá um prêmio de R$ 7,5 mil.

Onde serão as intervenções?

As intervenções vão acontecer por todas as regionais de BH. As propostas artísticas serão feitas em ruas, equipamentos públicos, viadutos, metrôs, escolas, praças, prédios e outros, distribuídos por diferentes localidades da capital, sendo 10 trabalhos realizados na regional Centro-Sul (25%), oito na Leste (20%), cinco na Noroeste (12,5%). As regiões Oeste e Venda Nova receberão quatro intervenções (10%) cada uma, e a Pampulha receberá três trabalhos artísticos (7,5%). Barreiro e as regiões Nordeste e Norte recebem duas propostas (5%).

“O edital de Arte Urbana – Gentileza dá continuidade à política de reconhecimento e valorização da arte feita nas ruas, que já vinha sendo realizada pela Fundação Municipal de Cultura, por meio do projeto Telas Urbanas", comenta Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura. 

De acordo com o secretário, alguns avanços foram feitos em relação À proposta anterior. "Um deles é a garantia de realização de, no mínimo, duas propostas artísticas em cada regional da cidade, a fim de contemplar toda a territorialidade do município. Além do grafite, o edital também reconhece outras linguagens no âmbito da arte urbana e contempla uma diversidade de traços e técnicas”, pontua Juca Ferreira.

Inclusão

Um ponto a se destacar é a participação feminina entre os proponentes, 45% dos artistas selecionados pelo edital, sendo o restante 50% autodeclarados homens e 5% de pessoas que não identificaram o gênero.

“Esse não é um cenário comum na arte urbana, mas é um movimento crescente. As mulheres estão participando e se integrando nas diversas linguagens, como no grafite. E isso precisa ser pontuado, visibilizado, porque tem muita mulher produzindo arte urbana. Esse número alcançado no edital é importante para que outras mulheres vejam, tenham referências e se aproximem”, comenta Krol, do coletivo Minas de Minas.

Projeto Gentileza

O edital de Arte Urbana – Gentileza foi iniciado pela PBH em 2017, como um movimento de estímulo a ações gentis com a cidade e com o cidadão. A inspiração veio da street art, considerando o talento dos artistas e a possibilidade de transformação da cena urbana em um ambiente agradável, poético, colorido, vivo. O projeto atua nos diversos campos que atravessam a cidade, como a Cultura, Educação, Saúde, Políticas Sociais, Política Urbana, Meio Ambiente, entre outros campos que têm sido estimulados a promover ações dentro do conceito de "gentileza".

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tornou público o resultado final do edital de Arte Urbana – Gentileza, que dá continuidade ao projeto Telas Urbanas, agora com novo nome e outro escopo, abrangendo ações de arte e gentileza com a cidade. O resultado pode ser acessado pela página do projeto

O resultado foi publicado na sexta-feira (29), no Diário Oficial do Município (DOM). Os 40 proponentes selecionados têm o prazo de cinco dias úteis a partir da publicação para apresentação de documentação obrigatória, de acordo com o edital. A entrega deve ser realizada na Fundação Municipal de Cultura, localizada na rua da Bahia, 888, 9º andar, Centro, nos horários de 10h às 12h e 13h às 16h.

Com Prefeitura de Belo Horizonte