FecharX

BH, NY e Paris disputam premiação sobre clima global

Capital mineira concorre com rivais internacionais no Prêmio das Cidades do C40



Créditos da imagem: Charles Torres / Divulgação
Main 205829 soubh 986
BH disputa prêmio com Nova York e Paris
Redação Sou BH
28/11/16 às 20:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

Belo Horizonte, Nova York e Paris disputam, nesta semana, um importante reconhecimento internacional. As três cidades são finalistas do Prêmio das Cidades do C40, que integra a programação 6ª da Cúpula Anual de Prefeitos da C40, um grupo de grandes cidades que se juntaram para buscar transformações no clima global.

BH e as duas metrópoles internacionais estão na final da categoria Planos de Adaptação/Estudos e Análises. O anúncio da cidade vencedora será feito na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, durante cerimônia na Cidade do México. Belo Horizonte é a única cidade brasileira concorrendo na final de uma das dez categorias do Prêmio C40.

A capital mineira concorre pelo projeto “Análise de vulnerabilidade às mudanças climáticas do município de Belo Horizonte”, desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Way Carbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O trabalho faz uma análise completa dos impactos da mudança do clima na capital mineira, a fim de identificar pontos fracos de BH e propor mudanças. Com o estudo, a Prefeitura de BH pode traçar prioridades nas medidas de redução aos impactos causados pelas mudanças climáticas.

Para conhecer mais sobre o Prêmio das Cidades C40, acesse o site oficial do evento (em inglês).