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BHTrans reduz volume de linhas para Move

<p>A partir de sábado (24), 11 linhas convencionais existentes serão transformadas em oito alimentadoras da Estação Pampulha</p>



Créditos da imagem:
Main 2305 move
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Amanhã (24), começa a segunda fase de operação do Move no corredor Antônio Carlos. Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mais de 37 mil usuários serão atendidos pelo sistema diariamente. ?Os usuários de bairros beneficiados pelos serviços ofertados nesta fase contarão com mais possibilidades de integração com diferentes regiões, além de uma linha de acesso à Região Hospitalar, o que não dispunham até agora?, informa nota da PBH.

Nesta fase, ocorrerá uma redução significativa no volume de ônibus convencionais que estão circulando, provisoriamente, pela pista de tráfego misto da avenida Antônio Carlos. Ao longo da primeira semana, o número de viagens das linhas troncais 50 (Estação Pampulha/Centro - Direta), 51 (Estação Pampulha/Centro/ Hospitais - Paradora) e 52 (Estação Pampulha / Lagoinha) será reforçado.

A partir do sábado (24), para atender a nova demanda de usuários desta fase, a BHTrans vai ampliar os quadros de horários dessas linhas. Quando a operação começou, a linha 50, por exemplo, oferecia 117 viagens nos dias úteis e passará a oferecer 276. Já a linha 51 passa de 88 para 192.

Nesta fase, 11 linhas convencionais existentes serão transformadas em oito alimentadoras da Estação Pampulha. Assim, usuários oriundos, por exemplo, dos bairros Planalto, Floramar, Santa Mônica e Jardim Leblon, além da possibilidade de acesso direto ao Centro, passarão a ter acesso à Região Hospitalar sem o pagamento de nova tarifa, como é necessário até o momento, assim como à Avenida Amazonas e aos demais bairros atendidos pelo Move.

Será implantada uma nova linha troncal Move, a 5250 (Estação Pampulha/Betânia), interligando os corredores Antônio Carlos e Amazonas, sem passar pelo Hipercentro. Essa linha ampliará as possibilidades de interligação de bairros da região da Pampulha e do entorno da Avenida Antônio Carlos com os do entorno da Avenida Amazonas e de parte da região Oeste. A linha 5250 operará com veículos do tipo padron, com ar condicionado.

A partir desta etapa, a atual linha Diametral 5401 (São Luis/Dom Cabral) passará a operar com veículos do tipo padron e, na Antônio Carlos, circulará pela busway do Corredor Antônio Carlos, com paradas nas estações de transferência posicionadas ao longo de seu trajeto, o que permitirá a integração com outras linhas do sistema Move.

Usuários das linhas alimentadoras da Estação Pampulha, que embarcarem na linha troncal 52, por exemplo, podem descer em estações de transferência da Antônio Carlos, localizadas entre o Senai e o bairro São Francisco, e embarcar na linha 5401, sem o pagamento de nova tarifa, para, assim, chegar a destinos como o Expominas ou a PUC Coração Eucarístico.

Devido à implantação da linha 5250, três linhas diametrais que hoje interligam bairros da região Oeste com a Pampulha serão complementadas por três novas linhas radiais convencionais, até o Centro. Essas três novas linhas radiais estarão integradas com a nova troncal 5250, dispensando o pagamento da tarifa complementar, desde que o usuário utilize o cartão BHBus.

Outra novidade para os usuários da região Oeste é a criação de uma nova linha alimentadora, a 207, interligando o Betânia à Estação Vila Oeste do metrô, com tarifa regional reduzida (R$ 2,05). A linha também estará integrada com a linha 5250.