FecharX

Parque Ecológico da Pampulha receberá bicicletas para uso do público

Fundação Zoo-botânica retoma projeto Bicicleta para Todos, em agosto



Créditos da imagem: Daniel Alves
Main 145010 biki paruqe pampulha daniel alves
Redação Sou BH
15/07/16 às 14:50
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

Bicicletas são sinônimos de lazer, esporte e saúde. Dar algumas pedaladas ao ar livre faz bem para o corpo e até para o trânsito. Levando em conta todos os aspectos positivos dessa atividade, o projeto Bicicleta para Todos será retomado, em agosto, pela Fundação Zoo-Botânica de BH (FZB-BH). Serão disponibilizadas 31 bicicletas no Parque Ecológico da Pampulha para empréstimo gratuito ao público.

Para retirar a bicicleta dentro do parque, o visitante deverá ser maior de 18 de anos e apresentar um documento de identidade no bicicletário, localizado no bosque. Cada pessoa poderá retirar até três bikes, de acordo com a faixa etária do usuário. Aro 16 para crianças de 4 a 7 anos, aro 20 para 8 a 12 e aro 26 para os demais. O tempo previsto para utilização do equipamento é de uma hora e meia, dentro do horário de funcionamento do parque.

Inicialmente, a ação terá cunho social, priorizando horários para instituições sociais responsáveis por jovens e adolescentes em situação de risco, mediante agendamento. Além do bicicletário, o público também participará de atividades de educação ambiental, promovidas pela FZB-BH.

 O projeto Bicicleta para Todos é uma parceria entre pessoas, empresas e entidades que propõe ampliar o acesso da população brasileira à bicicleta, seja como lazer, meio de transporte ou prática esportiva.

Além do projeto, em julho, alguns espaços da capital, como o Zoológico e o Jardim Botânico, permitem a entrada de bicicletas particulares. A liberação no período de férias é um teste para uma futura permissão definitiva. A BHTrans já instalou sete pontos de paraciclos dentro da FZB-BH.