FecharX

Black Sabbath promete show histórico em BH esta noite

<p>Com sua nova turnê, a banda se apresenta na Esplanada do Mineirão nesta terça-feira (15)</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 5 black
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

Hoje, dia 15 de outubro, Belo Horizonte vai receber o quarto show histórico da turnê que marca a inédita e única volta da banda Black Sabbath. As cidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro ? as duas primeiras com ingressos esgotados ? já conferiram esse mega show.

Com Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo), o grupo, que já vendeu mais de 70 milhões de álbuns no mundo, trará ao público brasileiro a turnê mundial ?Reunion?, com clássicos da banda e novas canções do aclamado álbum 13, lançado em junho deste ano.

A turnê mundial do Black Sabbath começou em 21 de abril, na Nova Zelândia, de onde seguiu para Austrália e Japão. Entre julho e setembro, a banda percorreu os Estados Unidos e Canadá, antes de desembarcar na América do Sul.

Para a apresentação de Belo Horizonte ainda há ingressos disponíveis, que poderão ser adquiridos nas bilheterias oficiais - Bilheteria Norte do Mineirão e Chevrolet Hall.

A revolução do rock mundial

Com o sucesso de seus dois primeiros discos ? Black Sabbath e Paranoid, ambos de 1970 ? o grupo deixou uma marca incontestável no mundo do rock. O grupo introduziu o termo "heavy metal" no vocabulário musical ao mostrar um som mais pesado, denso e distorcido. Com seus riffs poderosos, no máximo volume, e abordando temas sombrios, criou a estética que é referência para o gênero até hoje.

Lançado apenas sete meses depois do álbum de estreia, Paranoid apresentou ao mundo não só a clássica faixa-título, mas também ?Iron Man?, "Electric Funeral" e ?War Pigs?. Estas e as demais composições dos dois primeiros discos foram tão influentes que bandas como Metallica, Iron Maiden e Judas Priest declaram ter buscado nelas parte de sua inspiração.

A trajetória

A história do Black Sabbath começa em Birmingham, na Inglaterra, onde Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, através da música, tentavam escapar da vida de operários de fábrica. Influenciados por bandas como Led Zeppelin, Cream, John Mayall?s Bluesbreakers, os quatro formaram o grupo Earth Blues Company (que se transformou em Earth), em 1968.

O rumo da banda mudou quando Butler chegou com uma ideia de música inspirada por uma aparição perturbadora ao pé de sua cama. Com letra de Osbourne, o grupo compôs uma canção sobre tal visitação intitulada "Black Sabbath".

A música provocou tamanha reação no público e eles souberam que estavam diante de em algo poderoso e original. Forçados a mudar de nome porque já existia uma banda chamada Earth, fizeram uma escolha óbvia: Black Sabbath.

Depois do lançamento e do sucesso estrondoso dos dois primeiros álbuns ? Black Sabbath e Paranoid -, o grupo fez diversas turnês e tocou em vários festivais do início dos anos 70.  Tamanha dedicação à música só fez com que eles aprimorassem suas habilidades como músicos e compositores, tanto que seus próximos dois álbuns ? Master of Reality (1971) e Vol. 4 (1972) ? foram ainda mais ambiciosos.

Eles traziam canções que também se tornariam clássicos do Sabbath, como "Children of the Grave" e "After Forever", de Master of Reality, e "Snowblind" e "Supernaut", do Vol. 4. Além disso, inovaram ainda mais ao apresentar as baladas "Solitude" e "Changes" e as instrumentais "Orchid" e "Laguna Sunrise". Já o quinto álbum, Sabbath Bloody Sabbath (1973), mostrou sinais de crescimento e experimentação.

O ritmo alucinante da estrada e os excessos no estilo de vida começaram a atrapalhar o Black Sabbath em meados dos anos 70. Neste período, a banda lançou três álbuns: Sabotage (1975), Technical Ecstasy (1976) e Never Say Die! (1978). E, em 1978, Ozzy saiu do grupo para seguir em carreira solo.

Em 1997, o quarteto original se reuniu para um show em Birmingham - que resultou no lançamento do álbum Reunion -, juntando-se novamente em 1999, 2002, 2004 e 2005 para tocar no festival de música ?Ozzfest?, de Ozzy Osbourne.

 13 ? Álbum

Primeiro álbum de estúdio após 35 anos, 13 foi gravado pelos três integrantes originais com o baterista Brad Wilk (Rage Against the Machine). Produzido por Rick Rubin (sete vezes vencedor do Grammy, dois deles como Produtor do Ano), o álbum foi lançado em junho deste ano.

Mais informações sobre o show no Sou BH.