FecharX

Campanha Novembro Azul

Iniciativa alerta sobre a prevenção ao câncer de próstata



Créditos da imagem: Divulgação
Main 173325 novembro azul
Com o lema “Você já fez muita coisa para provar que é o cara. Faça uma que realmente vale a pena”, o Instituto Mário Penna é uma das unidades que abraçam a ideia.
Redação Sou BH
06/11/15 às 20:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Se o mês de outubro foi destinado as mulheres, novembro é todo deles!  A campanha nacional Novembro Azul coloca em foco uma questão muito séria: a prevenção ao câncer de próstata. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele, e é o sexto tipo mais comum no mundo. Ainda de acordo com o Inca, um em cada seis homens é portador do tumor maligno, e a estimativa é de que, por ano, 69 mil casos sejam diagnosticados, um a cada 7,6 minutos.

O objetivo da campanha é acabar com o preconceito em relação aos exames periódicos e mostrar o quanto eles são importantes. Especialistas afirmam que, se descoberta ainda nos estágios iniciais, a doença aumenta em 90% as chances de cura. 

O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em situações de fatores de risco, como por exemplo, obesidade, histórico familiar da doença e tabagismo.  Nesses casos, prevenção deve ser iniciada aos 45 anos. Prevenir ainda é o melhor remédio!