FecharX

Campanha para atualizar vacinas começa amanhã

<p>A ação vai até o próximo dia 30 com todas as vacinas do calendário básico disponíveis</p>



Créditos da imagem: José Cruz/ABr
Main 9 vacina
José Cruz/ABr
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Começa neste sábado (24), em todo o país, a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas a um centro de saúde para a atualização do cartão de vacinas. Em Belo Horizonte, a abertura da campanha será no Centro de Saúde Maria Goretti (rua Barreiro Grande, 57, bairro Maria Goretti), às 8h. Até o dia 30, sexta da próxima semana, o objetivo é avaliar a situação vacinal desses menores que, na capital, são cerca de 128 mil.

Estarão disponíveis durante a campanha todas as vacinas do calendário nacional de vacinação (10 no total). São elas: poliomielite inativada, poliomielite oral, meningocócica C conjugada, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza b), Pneumocócica 10, Hepatite B, Tríplice Bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), Triviral (sarampo, rubéola e caxumba), Rotavírus e Febre Amarela.

É fundamental que os pais levem o cartão de vacinação dos filhos para que os profissionais de saúde possam identificar as vacinas que ainda estão faltando. A vacinação é destinada, apenas, para os menores de 5 anos que ainda não tomaram todas as vacinas e será oferecida em 151 locais. São 147 centros de saúde e na Drogaria Araújo (avenida dos Engenheiros, 560, bairro Castelo), na Igreja Batista da Vila Ouro Preto (rua Aloisio Davis, 70, bairro Ouro Preto), e anexos dos centros de saúde Itamarati e Santa Rosa. Os centros de saúde funcionarão no sábado das 8h às 17h e de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Durante a abertura da campanha, no Centro de Saúde Maria Goretti, várias atividades de saúde, culturais e de lazer estão programadas. Veja a programação:

? 8h - Início da vacinação
? 8h30 - Aula de lian gong. 
? 9h - aula com os professores das Academias da Cidade. 
? 9h30 - apresentação teatral da peça ?A fada do dente e sua escova mágica?, encenada pelos agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde Maria Goretti. 
? 10h - apresentação teatral da peça ?Flauta Doce?, encenada pelos alunos da Escola Municipal Maria Assunção de Marco. 
? 10h15 - Apresentação de balé com os alunos da Escola Municipal José de Calazans. 
? 10h30, apresentações culturais do Sesc-MG.