FecharX

Política na folia de BH: Carnaval terá blocos apoiando Lula e Bolsonaro

Blocos politizados na capital abrem as discussões para o ano de eleições presidenciais



Créditos da imagem: Divulgação
Main 182521 politica carnaval
Redação Sou BH
08/02/18 às 19:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Por Júlia Alves

O Carnaval sempre foi o momento do brasileiro se divertir, extravasar e ironizar - o que inclui "cutucadas" no âmbito político. Mas, em 2018, ano de eleição presidencial, a folia também se tornou um palco ainda mais explícito neste último segmento. Em BH, dois blocos chamam atenção: o “Ai que saudade do meu ex”, que apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o “Melhor Jair Festejando”, que usa o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) como tema. Saindo na segunda-feira (12) e terça-feira (13) de Carnaval, respectivamente, os blocos politizados escolheram duas figuras polêmicas para exaltar.

Afinal, um bloco do Lula e outro do Bolsonaro não vemos todo dia, não é mesmo? “Os setores mais politizados aproveitam a maior visibilidade do Carnaval. É algo histórico. Além disso, o momento atual é muito propício para a politização e grandes movimentos culturais são ideais para isso”, comenta ao
SouBH Robson Sávio, coordenador do núcleo de pesquisas sociopolíticas da PUC Minas.

A folia de um lado

Apesar desta realidade, o organizador do “Melhor Jair Festejando”, Pedro Soares, garante que seu bloco não tem nada de política. “A questão não é política. Não nos associamos a movimento algum, apenas gosto da visão patriótica que o Bolsonaro possui. O bloco é independente da política, por isso a principal motivação é festejar e utilizar o Jair como um ícone”.

O bloco, que vai acontecer na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, ainda contará com abadás estampando o rosto do deputado federal. Mesmo assim, o “Melhor Jair Festejando” estará aberto a todas as pessoas, como garante o idealizador. “O bloco está aberto a todos, com ou sem abadá, todo mundo é bem-vindo. Por isso, não acho que não vai ter nenhuma confusão ou manifestação, o Carnaval é para festejar”, pontua.

Porém, o momento é um pouco diferente, como aponta o professor de Ciências Políticas Robson Sávio. “Esses blocos e manifestações são expressões de preferência política bem públicas, existe uma agenda e consequentemente um cunho político nestas ações”.

O Carnaval do outro lado

O outro bloco que desfilará pelas ruas belo-horizontinas é o “Ai que saudade do meu ex”. Apoiando o ex-presidente Lula, o cortejo se concentrará na Praça Duque de Caxias, na região Leste. A ideia para o movimento surgiu logo após o julgamento do petista, com a intenção de protestar. “Juntamos militantes, não somente do PT, para a organização. O movimento está aberto a receber todos aqueles que acreditam na inocência do Lula. Por isso a ideia de fazer um bloco e continuar na resistência”, comenta uma das organizadoras, Andréa Cangussú.

Mesmo com a política latente, o Carnaval não é deixado de lado pelo "Ai que saudade do meu ex". O bloco contará com bateria e música produzida pelos próprios foliões. "É uma coisa muito aberta, as pessoas podem levar seus instrumentos. Tudo vai acontecer de forma bem espontânea. A ideia é reunir pessoas com o mesmo ideal, sem embates e conflitos. Afinal, o Carnaval é um momento de festa e muito democrático", afirma a militante.