FecharX

Projeto Casa da Árvore recebe o apoio de moradores da região após incêndio destruir o local

Biblioteca construída no Nova Suíça por moradores de rua foi incendiada neste domingo



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
25/09/17 às 22:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:07


Reprodução/Facebook Casa da Árvore

Espaço que incentivava a leitura na região do bairro Nova Suíça, Zona Oeste de BH, foi incendiado na noite de domingo (24). A Casa da Árvore, como era conhecida a moradia de três pessoas em situação de rua, ficava na avenida Barão Homem de Melo e possuía mais de mil livros reciclados e doados pela comunidade. Nesta segunda-feira (25), apoiadores do espaço prepararam um evento em solidariedade aos moradores.

Por volta das 21h de ontem, os bombeiros foram chamados pela Polícia Militar à avenida Barão Homem de Melo devido a um incêndio que tomava a casa construída sob uma mangueira no local. Segundo os militares, a construção foi completamente consumida pelas chamas e cerca de 3 mil litros de água foram utilizadas no combate. Ainda de acordo com as autoridades, a perícia foi acionada e está investigando o local. Ainda não foi descartada a hipótese de incêndio criminoso.


Reprodução/Facebook Casa da Árvore

A página da Casa da Árvore convocou as pessoas para um protesto em apoio aos moradores e pela reconstrução do local. O evento estava previsto para começar a partir das 17h desta segunda em torno dos escombros da construção e vai reunir, além dos apoiadores, representantes das Brigadas Populares de BH.

No início do mês, os moradores da casa foram notificados pela Prefeitura de Belo Horizonte e teriam que deixar o local e demolir a biblioteca comunitária sob a alegação de ocupação indevida de local público. Com a união dos residentes da região e outros apoiadores do projeto, o movimento #FicaCasadaArvore tomou força e realizou eventos e ações em prol da causa.

Reprodução/Facebook Casa da Árvore

A Casa da Árvore era uma construção de dois andares onde uma biblioteca comunitária funcionava para os belo-horizontinos que quisessem apreciar uma boa leitura. O local era mantido por três moradores de rua que criaram um espaço cultural e de acolhimento em meio à avenida. Funcionando com a ajuda dos moradores da região, o local possuía um jardim e um esquema de empréstimo de livros bem estruturado que encantava quem passasse por lá.