FecharX

Casa Kubitschek é inaugurada na Pampulha

<p>O espaço foi projetado para ser o lar de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, na década de 1940</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2 casa
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Será inaugurada nesta terça-feira (10), as 20h, a Casa Kubitschek. O novo espaço cultural integra o projeto Pampulha: Patrimônio da Humanidade e será administrado pela Fundação Municipal de Cultura. Duas exposições marcam a abertura do novo espaço: ?Casa Kubitschek: Uma Invenção Modernista do Morar? e ?Pampulha: Território da Modernidade?. A Casa Kubitschek tem entrada gratuita e ficará aberta de terça a sábado, da 10h às 17h.

Na beira da Lagoa da Pampulha, o espaço será dedicado a contar a história de uma casa modernista que foi projetado para ser o lar de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, na década de 1940.

A ideia é ampliar a experiência do visitante em relação aos modos de habitar dos anos 1940, 1950 e 1960, período singular para consolidação do pensamento modernista em Minas Gerais, e suas manifestações na arquitetura, no urbanismo, no paisagismo e nas artes.

Os jardins de Burle Marx ficam na frente e nos fundos da casa projetada em 1943 por Oscar Niemeyer (1907-2012). Com telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados, a Casa Kubitschek configura tipologia característica da arquitetura brasileira do modernismo.

O espaço foi desapropriado pela Prefeitura de Belo Horizonte há alguns anos e, após amplo processo de restauração, retorna ao público. A edificação é tombada pelo patrimônio municipal, estadual e federal.