FecharX

CEFET-MG participa de maratona internacional

<p>Equipe desembarca em Houston com dois protótipos veiculares com baixo consumo energético</p>



Créditos da imagem:
Main 1704 ecofet cefet competicao houston
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

Do dia 24 a 27 de abril, a equipe de competições de Eficiência Energética do CEFET-MG, a Ecofet, participa da Shell Eco-Marathon, em Houston, nos Estados Unidos. A competição desafia estudantes de todo o mundo a desenhar, construir e testar veículos com baixo consumo energético.

A Ecofet faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições ? NEAC, que organiza e gerencia as equipes de competição do CEFET-MG. Integram o grupo alunos dos cursos de Engenharia (Elétrica, Mecânica, Ambiental, Civil e Materiais) e, também, estudantes do técnico. Atualmente a equipe possui dois protótipos construídos, um elétrico e outro movido a etanol, que têm por objetivo a alta eficiência energética, percorrendo grandes distâncias, com o menor consumo possível.

A equipe compete regularmente em duas competições: a Shell Eco-Marathon e a Maratona Universitária de Eficiência Energética (realizada no Brasil). Para participar da Shell Eco-Marathon, a equipe levará consigo seus dois protótipos, buscando a conquista de dois pódios.

A Ecofet já chegou em 1º lugar, em 2012, com seu protótipo de etanol, na Maratona Universitária de Eficiência Energética; e com seu protótipo elétrico, em 2013, chegou em 2º lugar. Quanto à Shell Eco-Marathon, conseguiram o 4º lugar em 2013.

Com informações do CEFET-MG.