FecharX

Centros de Saúde disponibilizam vacinas contra o HPV e a catapora

Campanha nacional contra o câncer de colo de útero pretende vacinar 4,94 milhões de meninas em 2015



Créditos da imagem: Divulgação
Main 174443 vacina%c3%a7%c3%a3o
Crianças de 9 a 11 anos e mulheres de 14 a 26 anos podem recebe a vacina contra o HPV
Redação Sou BH
09/03/15 às 22:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Os postos de saúde da capital estão disponibilizando para a população as vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a Varicela, popularmente conhecida como catapora.

Crianças de 15 meses até 2 anos incompletos podem ser vacinadas contra a catapora. De acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde e Informação da Prefeitura, a introdução da vacina no calendário nacional reduziu cerca de 76% do número de casos, de 5.350 em 2013, para 1.241 em 2014.

A Campanha deste ano ampliou a faixa etária das meninas que vão receber a vacina contra o HPV, que poderá ser aplicada em crianças de 9 a 11 anos. Além disso, jovens de 9 a 26 anos portadores de HIV/Aids também terão direito à vacina. As doses serão oferecidas nos 147 centros de saúde da capital.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 4,94 milhões de meninas no Brasil este ano, para diminuir o número de casos do câncer de colo de útero no futuro.

Segurança

A vacina contra HPV é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves e pouco frequentes. São necessárias três doses da vacina para que as jovens possam adquirir imunidade contra o HPV.

No momento da vacinação da primeira dose, a adolescente será orientada e receberá a informação sobre qual unidade fornecerá a segunda dose, que será administrada seis meses após a primeira dose, nos centros de saúde da capital. A terceira dose será administrada cinco anos após a primeira, também nos centros de saúde.

Todas as jovens do município de 9 a 11 anos receberão a vacina. Quem não comparecer à sua escola para a 1ª dose será orientada posteriormente com a indicação de um centro de saúde para ser vacinada.

Da mesma forma, jovens não matriculadas em escolas, acamadas, jovens que cumprem penas socioeducativas em educandários e meninas de rua estão sendo mapeadas pela SMSA para serem vacinadas.

Com informações do Portal PBH.