FecharX

BH registra mais de 100 ocorrências com árvores em um dia; tempestades devem dar trégua

Vias da região Central foram interditadas com quedas de espécies; deslizamento ameaça residência



Créditos da imagem: Divulgação/Defesa Civil
Main 143912 whatsapp image 2017 09 30 at 07.52.26
Redação Sou BH
03/10/17 às 14:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Após 107 dias de estiagem, Belo Horizonte sucumbiu em apenas três dias do início oficial do período chuvoso. Após uma quinta-feira com alagamentos e apagões, a cidade sentiu o impacto de forte chuva combinada com vendavais na segunda-feira (2). Em apenas 24h, o Corpo de Bombeiros registrou 103 ocorrências de corte de árvores - sendo que em uma delas um homem morreu. Ao belo-horizontino resta o alívio parcial de trégua dos temporais, conforme prevê a meteorologia.

Já no início desta terça-feira, quem precisou sair para o trabalho ou estudar sentiu o reflexo da chuva de ontem. A avenida Brasil ficou bloqueada por uma árvore, no trecho próximo à rua Padre Rolim. Na rua Mato Grosso, entre a avenida Bias Fortes e a rua dos Goitacazes, situação semelhante: uma árvore caiu e suspendeu o tráfego de veículos. Já o quarteirão entre as ruas Tupis e Goitacazes, na rua Juiz de Fora, foi fechado por risco de queda de uma espécie. 

Em um dia, os bombeiros realizaram 45 cortes em árvores caídas e 20 naqueles que apresentaram risco de queda. Também foram registrados, na capital mineira, deslizamento de barrancos de terra. Um residência no bairro Serra, região Centro-Sul de BH, foi isolada pela Defesa Civil após ser ameaçado por movimento de grande quantidade de terra. Já o Hospital Militar, na Zona Leste, precisou ser vistoriado após parte de um muro ir ao chão. A área foi isolada.

Previsão

A meteorologia prevê uma trégua. O dia continuará nublado e, provavelmente, com pancadas de chuva. Mas não há previsão de novas ventanias e tempestades. De qualquer forma, a Defesa Civil estará atenta para qualquer mudança climática que pode acarretar em novos transtornos aos belo-horizontinos. A temperatura deve variar entre 16°C e 27°C e umidade relativa do ar fica em torno de 65%. 

Chuva forte

Na segunda (2), na região Centro-Sul da capital mineira choveu mais de 10% do esperado para o mês de outubro em apenas 10 minutos, o que causou transtornos e muitas quedas de árvores pela cidade. Um motorista morreu dentro de um táxi atingido por uma árvore de grande porte.