FecharX

Cinco bairros de Belo Horizonte vão ficar sem água nesta quarta-feira

O abastecimento será normalizado, gradativamente, no decorrer do dia



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 132302 falta de agua
Redação Sou BH
23/06/15 às 18:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

O fornecimento de água nos bairros Aeroporto, Campus da UFMG, Jardim das Rosas, São José e São Luiz, em Belo Horizonte, será interrompido, na manhã de quarta-feira (24). 

Segundo a Copasa, a rede passará por manutenção e o abastecimento será normalizado, gradativamente, no decorrer da tarde de quarta-feira.

Copasa admite possibilidade de racionamento de água e sobretaxa a partir de agosto

O racionamento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte está marcado para começar em agosto, caso a população não economize água até julho. O alerta foi dado pela presidente da Copasa, Sinara Meirelles.

“Não estamos descartando, infelizmente, a possibilidade de racionamento e de cobrança de sobretarifa. Estamos atuando no sentido de deixar preparada as duas opções. Obviamente, se pudermos evitar, faremos. Mas precisamos, essencialmente, que a população nos auxilie nesse momento, economizando o máximo possível no dia a dia”, afirma Sinara.

Ela explica que, se houver racionamento, ele acontecerá na Região Metropolitana, mas cidades do Norte de Minas também podem ser atingidas. “Pode ser que precise de uma ação mais pontual no Norte, especialmente em municípios que dependem de sistemas superficiais”, diz. “Estamos com uma série de ações em andamento, perfurando poços, viabilizando água através de caminhão-pipa”, completa.

Segundo a presidente da Copasa, a situação é “extremamente preocupante”, já que o nível dos reservatórios é de aproximadamente 36% e a vazão do Rio das Velhas tem caído. Junto a isso, há o início do período seco. “A perspectiva de chuva é praticamente nula”, ressalta.

Sinara diz que a Copasa ainda tenta ver se é possível trabalhar com apenas uma das opções – racionamento ou sobretaxa. “Para isso, é fundamental que a população nos auxilie ainda mais. Já temos contabilizado 15% de economia. Isso é importante, mas ainda não é o necessário”, alerta.

Fonte: Portal Itatiaia