FecharX

Cinco livros em que BH é cenário e personagem

<p>No Dia Mundial do Livro, o Sou BH listou cinco obras em que as histórias passam pela capital mineira</p>



Créditos da imagem:
Main 2304 bh livro dia mundial
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Belo Horizonte sempre foi berço de gerações de escritores que ganharam o mundo. E, por isso, a cidade ficou imortalizada em diversos livros, poesias, filmes e canções. Hoje (23), no Dia Mundial do Livro, o Sou BH relembra cinco livros em que Belo Horizonte foi cenário e personagem.

?Hilda Furacão? de Roberto Drummond
Baseado em uma história real, o livro virou série de TV com Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro em 1998. Hilda é a Garota do Maiô Dourado do Minas Tênis que por algum motivo secreto muda-se para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia de BH. Ela se torna a musa erótica e tira o sono da cidade conservadora.

?O Encontro Marcado? de Fernando Sabino
Eduardo Marciano é um jovem escritor em Belo Horizonte em busca de um sentido para sua vida. O livro retrata a busca por um valor que dê sentido à desconcertante experiência pessoal de quem trava um duelo de morte com a vocação furtiva.

?O Amanuense Belmiro? de Ciro dos Anjos
Belmiro Borba é um tímido e sonhador amanuense (encarregado geralmente de fazer cópias e/ou ofícios) que vive em Belo Horizonte com suas duas irmãs mais velhas. Em uma noite de carnaval, se apaixona por Carmélia, mas mantém-se distante, incapaz de revelar seus sentimentos.

?O Menino Maluquinho? de Ziraldo
A história contada em verso e desenhos de um dos personagens mais populares da literatura infantil. Criado por Ziraldo, o Menino Maluquinho é uma criança ativa, cheia de imaginação e amigos, que apronta muitas travessuras. O livro ganhou uma versão cinematográfica em 1995 em que o bairro de Santo Antônio foi usado como cenário.

?Fazendo meu filme ? Parte 1? de Paula Pimenta
O livro conta a história de Estefânia Castelino Belluz, ou Fani, como gosta de ser chamada. Ela é uma típica adolescente mineira, apaixonada por cinema, que vive na zona sul de BH. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país.

E você? Tem alguma indicação de livro em que a história se passa na capital mineira?