FecharX

Começa a 1ª fase do Move na Antônio Carlos

<p>Moradores da região Norte devem ficar atentos às alterações das linhas de ônibus</p>



Créditos da imagem:
Main 1405 move antonio carlos
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Neste sábado (17), começa a primeira fase da operação do Move na avenida Antônio Carlos. Segundo estimativa da Prefeitura de Belo Horizonte, cerca de 40 mil usuários serão atendidos nos dias úteis nesta primeira fase. Os moradores de bairros situados ao norte da Lagoa da Pampulha contarão com linhas de acesso direto à área central e mais oito linhas alimentadoras da Estação de Integração Pampulha.

A Estação Pampulha começa a operar com a oferta de três linhas troncais Move, que utilizarão uma frota de cerca de 50 veículos articulados. Começam a circular no sábado a linha 50 (Estação Pampulha/Centro - Direta), que irá direto às estações na área central; a linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), que irá parar nas estações de transferência do Corredor Antônio Carlos e do Centro, e em pontos de embarque e desembarque na Região Hospitalar; e a linha 52 (Estação Pampulha/Lagoinha), que também irá operar nas estações de transferência do Corredor Antônio Carlos até a Lagoinha, de onde retorna à Estação Pampulha.

Na área central, as linhas 50 e 51 irão operar nas estações de transferência Carijós (localizada na avenida Paraná) e Rio de Janeiro (localizada na avenida Santos Dumont). A partir desta semana, a Estação Rio de Janeiro será também o novo ponto de embarque e desembarque na avenida Santos Dumont dos usuários da linha 83P (Estação São Gabriel/Centro ? Paradora). Com isso, será permitida a integração entre as linhas dos corredores Antônio Carlos e Cristiano Machado.

A Estação de Integração Pampulha irá funcionar 24 horas, assim como as estações Carijós e Rio de Janeiro, na área central. O atendimento noturno, entre 0h e 03h59, será feito pela linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), que irá operar também aos domingos e feriados. Nesta etapa, durante o período noturno, a linha 51 irá trafegar pela pista mista do Corredor Antônio Carlos, com veículos do tipo padron. Esse atendimento está dimensionado conforme a demanda, que é reduzida neste horário.

Linhas alimentadoras

As linhas 2215A, B, C e D, que hoje atendem ao bairro Céu Azul, serão transformadas em alimentadoras. Os usuários terão à disposição as novas linhas 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A), 615 (Estação Pampulha/Céu Azul B) e 616 (Estação Pampulha/Céu Azul C). Além disso, a linha 2213 (Trevo via Garças) será substituída pela alimentadora 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças), enquanto a linha 2212A (Jardim Atlântico) será atendida pela linha alimentadora 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico). As linhas 2212B (Jardim Leblon) e 2212C (Copacabana via Monte Carmelo) serão substituídas, respectivamente, pelas alimentadoras 618 (Estação Pampulha/Jardim Leblon) e 643 (Estação Pampulha/Copacabana via Monte Carmelo).

Com esta transformação, as linhas passam a operar com tarifa regional reduzida (R$ 2,05). Os usuários das atuais linhas 2213, 2215C e 2212C, por exemplo, passam a contar agora com o acesso à Região Hospitalar, por meio da nova linha 51, sem precisar pagar o complemento de passagem, como é feito atualmente.

Todos os cartões BHBus são aceitos para acesso ao Move e para integração entre diferentes linhas. Além disso, benefícios aos usuários como descontos e gratuidade continuam valendo para o Move.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte