FecharX

Concurso de queijo minas artesanal em BH

<p>Evento será realizado hoje (4) no Parque da Gameleira</p>



Créditos da imagem:
Main 0406 queijo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Hoje (4), o Parque da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 ? Gameleira) será palco da 7ª edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A disputa será realizada a partir das 16h na 54ª Exposição Estadual Agropecuária. O objetivo é valorizar e estimular o queijo minas artesanal.

Participam da disputa 30 produtores cadastrados no Instituto Mineiro de Agricultura. Eles foram classificados após vencerem os concursos em regiões identificadas como produtoras tradicionais da iguaria. A comissão julgadora será composta por oito integrantes. Os queijos serão avaliados de acordo com os critérios: apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Serão escolhidos os cinco melhores queijos e a premiação acontece no dia 5 de junho às 10h.

De acordo com a Emater-MG, as seis regiões produtoras de queijo minas artesanal (Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado e Triângulo Mineiro) têm 9.789 produtores, que são responsáveis por uma produção de cerca de 29.897 toneladas de queijo por ano.

O reconhecimento destas regiões é respaldado por estudos do processo de fabricação, em cada região, tendo em vista características peculiares do local de origem, tais como: história, economia, cultura e clima, entre outros itens.

Fonte: Agência Minas