FecharX

Conheça os escolhidos no 1º Hackathon do Governo

<p>A maratona vai abrir espaço para jovens colaborem na criação de um software que facilite o acesso dos cidadãos aos dados estratégicos</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2 hackathon
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Foram divulgadas nesta quarta-feira (10) as oito equipes selecionadas para o 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais. No total, foram encaminhadas 24 propostas de soluções para que os dados estratégicos do governo sejam disponibilizados com transparência e acessibilidade.

Veja a lista de selecionados aqui e as notas de cada equipe

Em dois dias, equipes vão participar de uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que faça com que qualquer cidadão compreenda dados como arrecadação estadual, gastos com a folha de pagamento e com os programas de governo, dívida pública e o repasse do estado para os municípios.

Os critérios de avaliação levaram em conta a criatividade, o desenvolvimento de uma melhor visualização dos dados oferecidos, inovação, clareza da proposta e multifuncionalidade da equipe. O Movimento Minas recebeu propostas de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Canoinha (SC), Campinas (SP).

Para a empreendedora pública do Movimento Minas, Raquel Camargo as expectativas quanto às propostas inscritas foram superadas. ?Recebemos inscrições de profissionais e estudantes de várias áreas como jornalismo, computação, psicologia, economia, design, e de diversos estados. Os inscritos desenvolveram ideias de como utilizar os dados do Portal da Transparência para fomentar cidadania e transparência através da maratona?, explicou.

O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Plug Minas. Para os participantes não residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a organização do evento irá viabilizar hospedagem, alimentação e passagens aéreas ou rodoviárias.

A equipe do Movimento Minas irá entrar em contato com todos os selecionados (por meio do e-mail cadastrado) entre os dias 11 e 14 de outubrp para orientá-los quanto à logística da maratona.

O evento é realizada pelo Movimento Minas em parceria com a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e  Plug Minas.