FecharX

Consulado americano em BH ficará na Região Centro-Sul

<p><span>A embaixadora dos Estados Unidos está na capital mineira para assinar o contrato de locação do prédio</span></p>



Créditos da imagem:
Main embaixadora
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, está prestes a assinar o contrato de instalação do novo consulado na capital mineira. A locação do Edifício Panorama, no Bairro Santa Lúcia, que está marcada para a tarde desta quinta-feira (13), será assistida pelo governador Antonio Anastasia, o prefeito Marcio Lacerda, empresários, autoridades e o diretor-presidente do Grupo EPO, Gilmar Dias.

Com a inauguração do consulado em Belo Horizonte, a solicitação de vistos, que até o momento é feita nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, passarão a ser realizadas na capital. Sendo assim, os belo-horizontinos que quiserem viajar para os Estados Unidos, não precisarão mais sair da cidade para conseguir o visto.

A instalação da unidade vem para preencher uma relevante demanda, já que além da representatividade do estado em importação e exportação para os EUA, somente no último ano, 13% dos vistos concedidos no Brasil foram para mineiros. A obra, que precisará de reformas e adequações, tem entrega prevista para 2016. O prédio fica na Rua Wilson Rocha Lima, 80, Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul da capital.

Firmando contratos

Além do contrato de locação do prédio para o consulado, a embaixadora também aproveitou a passagem pela capital mineira para participar de uma solenidade na PUC-Minas. Na ocasião, foi feita uma assinatura simbólica do acordo com o Education USA, escritório de assuntos culturais e educacionais do Departamento de Estado norte-americano, que ficará abrigado na PUC. O objetivo do projeto é disponibilizar à comunidade acadêmica de Belo Horizonte informações sobre oportunidades educacionais em instituições de ensino superior dos Estados Unidos.