FecharX

Contação de histórias é um instrumento importante de aprendizagem para crianças

Além da socialização, a atividade ajudar no desenvolvimento dos pequenos



Créditos da imagem: Divulgação/Instituto Aletria
Main 214202 sandra lane
Redação Sou BH
13/10/18 às 21:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

O ato de contar histórias está presente em nossa sociedade há várias gerações, em diferentes culturas e classes sociais. E, nessa data especial em que se comemoram o Dia das Crianças e o Dia Internacional da Leitura, nada melhor do que aliar as duas coisas com a contação de histórias, uma atividade que inspira os pequenos e contribui para o desenvolvimento.

A presidente da ONG Escultórias, Sandra Lane, afirma que o ato de contar histórias ajuda no crescimento das crianças.

“Atualmente, muitos escritores e pesquisadores são unânimes em afirmar os benefícios emocionais que fazem parte da vida das crianças que ouvem histórias em seus lares. No desenvolvimento do cognitivo, estas crianças apresentam um vocabulário ampliado e demonstram um gosto em recontar as histórias ouvidas. São crianças que se sobressaem na oralidade, criatividade, maturação emocional, leitura e escrita”.

Sandra Lane destaca ainda os benefícios que a atividade pode trazer para os pequenos. “A contação de histórias, além de ser um indispensável instrumento de mediação do conhecimento entre os seres humanos, também tem relação direta com o desenvolvimento psicológico e social”. 

O poder do exemplo

O Clube Leitura, serviço de assinatura de livros lançado neste ano pela rede de livrarias Leitura, aposta no fato de que o hábito de ler é criado a partir do exemplo. Por isso, o programa criou o plano familiar, que contempla todas as faixas etárias, com o objetivo de envolver pais, mães, filhos e filhas em torno de um interesse em comum.

Para quem ficou interessado na opção, as assinaturas podem ser feitas pelo site e em todas as lojas físicas da rede no Brasil. Na Livraria Leitura do Shopping Cidade, o primeiro kit está disponível para retirada imediata.