FecharX

Corte Momesca do Carnaval de BH é eleita

<p>Rei, Rainha e Princesa do Carnaval foram escolhidos em evento realizado no Music Hall, neste sábado (18)</p>



Créditos da imagem: Kivian Santos/Belotur
Main 2 corte
Kivian Santos/Belotur
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Nas primeiras horas deste domingo (19), foram eleitos os três representantes do Carnaval BH 2014. Getúlio Ramalho, 31 anos, do bairro Santa Tereza; Renata Ribeiro, 34 anos, do bairro União e Yaralis Teles, 24 anos, do Boa Vista, receberam, respectivamente, os títulos de Rei, Rainha e Princesa da folia belo-horizontina e passam, a partir de agora, a compor a Corte Momesca do Carnaval de BH 2014 .

Trinta e dois candidatos subiram ao palco do Music Hall ao som da bateria show do Bloco Caricato Academia do Samba Por Acaso. Quesitos como alegria, simpatia, facilidade de expressão, domínio da arte de sambar e espírito carnavalesco foram considerados por cinco jurados durante a eleição. A Corte Real Momesca passa a comandar a folia oficial do carnaval de Belo Horizonte. Os vencedores também receberão o prêmio de R$5 mil para Rainha e Rei e R$3 mil para a princesa. O evento foi encerrado com show do cantor Gustavo Maguá e participação de Aline Calixto.

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, a eleição da Corte Momesca é a abertura oficial do carnaval na cidade, que este ano será realizado em um novo formato. ?Belo Horizonte está vivendo uma nova realidade com o ressurgimento do carnaval e essa nova proposta irá democratizar a folia, levando atrações em 12 palcos da Estação do Samba que estarão espalhados em todas as regiões da cidade. Além disso, o desfile das Escolas de Samba e Blocos Caricatos retorna para a Avenida Afonso Pena depois de 23 anos, o que é uma grande conquista para os sambistas da capital?, disse.

Até esta segunda-feira (20) os blocos de rua que pretendem desfilar pela capital podem se cadastrar. O cadastramento online deve ser realizado pelo site www.carnavaldebh.com.br, onde o organizador do bloco deve preencher informações como: local detalhado de onde o bloco se apresentará, data e horário do desfile, estimativa de público de 2013 e previsão para 2014, percurso do desfile, dentre outros dados. A estimativa da Belotur é de que 200 blocos saiam pelas ruas da capital.

História da Corte Momesca de BH. O registro da Belotur da realização da primeira Eleição da Corte Real em Belo Horizonte é de 1980, quando a empresa passou a coordenar as festividades na cidade. Desde o período, os integrantes da Corte cumprem uma agenda agitada, que contempla a participação em bailes, desfiles em blocos de rua, apresentação no Desfile das Escolas de Samba e nas festas das regionais da cidade.