FecharX

Belo-horizontino pode conferir crescimento da cidade em mais de 50 mil mapas

A gestão municipal possui um acervo de fotos aéreas da cidade feitos em 1989, 1994, 2007 e 2015



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
29/08/17 às 22:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:05


Praça Sete em 1989, à esquerda, e em 2015 (Arquivo Público)

Como era o Centro de Belo Horizonte há 100 anos? E a Afonso Pena? Quais transformações a capital mineira acumulou ao longo de quase 120 anos - completados no próximo dia 12 de dezembro? O morador mais curioso pode visualizar todas essas respostas em mais de 50 mil mapas e registros disponibilizados no Arquivo Público Municipal e na 
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

“Antigamente, tudo ficava na Prodabel, mas, para manter a conservação, optamos por levar para o Arquivo Público”, conta a analista em Mapeamento Urbano da Prodabel, Thaísa Santos Faria. Segundo ela, antes da transferência, foi realizado um minucioso trabalho de limpeza e higienização. O arquivamento de todo o conteúdo na nova casa ainda é executado e o espaço no qual ficarão os mapas reúne todas as condições para preservar o material.


Foto aérea da região Central de BH em 1989 (Arquivo Público)

Os mapas, além de contarem a história da capital, também têm outras utilidades. Por meio deles é possível identificar quem é o proprietário de uma determinada área, resolver questões judiciais, avaliar um projeto de edificação, entre outras funções. “Se não existissem estes dados, não teríamos nada. Através deles é possível ter uma compreensão melhor da cidade”, explica Thaísa. 

Por conta deste papel, outro trabalho realizado pela equipe de geoprocessamento da Prodabel também chama a atenção: o de digitalização do arquivo. Cerca de 30 mil unidades já estão disponíveis no computador, o que dá maior celeridade ao atendimento das demandas da população. Segundo Thaísa, antes o atendimento era de balcão, ou seja, a pessoa tinha que ir até a Prodabel para solicitar uma imagem - mas isso já mudou. “Hoje é possível resolver todas as questões de maneira mais rápida e pela internet.”.


Foto aérea da região Central de BH em 2015 (Arquivo Público)

Fotos aéreas

Além dos mapas, a Prodabel possui ainda um acervo importante de fotos aéreas. Os registros, feitos em 1989, 1994, 2007 e 2015, servem para coletar informações detalhadas que, posteriormente, são utilizados na elaboração e criação de mapas. Além disso, é possível detectar a evolução da cidade e a ocupação de espaços. Todo este trabalho é usado por vários setores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), como as secretarias municipais de Finanças e de Regulação Urbana, além da Companhia Urbanizadora de BH (Urbel), entre outros. 

Prodabel
Endereço: Av. Presidente Carlos Luz, 1275, Caiçaras

Arquivo Público
Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta


Com Prefeitura de Belo Horizonte