FecharX

Cultura e História de Minas na Praça da Liberdade

<p>Evento realizado pelo Iepha/MG transforma BH em um livro de história a céu aberto</p>



Créditos da imagem:
Main 0206 liberdade
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

A Praça da Liberdade será o ponto de encontro de quem aprecia a Arte, Cultura e História de Minas Gerais. Isso porque, no sábado (7), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) irá promover o I Encontro Mineiro de Patrimônio Cultural.

Mais de vinte cidades de Minas Gerais irão expor e divulgar seus produtos típicos, além de contribuírem para uma reflexão entre os visitantes durante o encontro. Serão mais de 60 atividades culturais entre exposições, atrações musicais, artesanatos, oficinas, danças, manifestações regionais e degustação de bebidas e comidas típicas que serão apresentadas aos visitantes durante todo o sábado, de 9h30 às 22h.

Para o presidente do instituto, Fernando Cabral, o encontro irá proporcionar às pessoas que passarem pela Praça da Liberdade uma viagem por Minas Gerais. ?Quem vier à praça no dia do encontro terá a oportunidade de conhecer costumes e tradições de várias cidades diferentes, sem precisar se deslocar entre elas?, disse Cabral.

Como forma de enriquecer as discussões e ações de divulgação acerca do Barroco Mineiro e do legado deixado por Aleijadinho, o I Encontro Mineiro do Patrimônio Cultural integra o calendário do ?Ano do Barroco Mineiro e Bicentenário de morte de Aleijadinho?. O ano de 2014 será marcado por várias comemorações que celebram o barroco e o artista mineiro, reconhecido mundialmente pela sua arte e genialidade.

Campo das Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Sudoeste de Minas, Norte de Minas, Central e Triângulo Mineiro. Essas são as regiões mineiras que marcarão presença no encontro através das cidades: Alfredo Vasconcelos, Belo Horizonte, Caeté, Cipotânea, Chapada do Norte, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Coqueiro Campo, Diamantina, Gouveia, Guarda-Mor, Guaxupé, Itabirito, Matias Cardoso, Nova Lima, Ouro Preto, Prados, Sabará, Serro, São João del-Rei e Uberlândia. Cada uma delas irá trazer parte de sua tradição e vão se juntar ao charme da Praça da Liberdade transformando-a em um verdadeiro livro de história a céu aberto.

Fonte: Agência Minas