FecharX

Dia Internacional da Música: veja como transformar seu talento em carreira

Umas das opções é o music coach, que parte do objetivo do artista para construir seu caminho profissional



Créditos da imagem: Bendita
Main 122540 coracao palpita photoby bendita
Redação Sou BH
02/10/18 às 12:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Muita gente acha que músicos, cantores e instrumentistas precisam apenas do talento para fazerem sucesso. Mas a carreira musical depende de muitos fatores como objetivo, planejamento, identidade e sustentabilidade. Por isso cada vez mais profissionais buscam uma preparação personalizada, como serviços oferecidos por produtores musicais, fonoaudiólogos e até coaches. Como é o caso do produtor musical Márcio Brant.  

Formado em Música e mestre em Trilha Sonora, Brant enxergou uma oportunidade de negócio quando os artistas procuravam seu estúdio para o trabalho de produção. “Comecei a sacar que os músicos chegavam para gravar o disco, mas com uma série de dúvidas do mercado musical. Das coisas mais simples: que tipo de equipe eu tenho que ter, qual estilo escolher, o que gastar, qual o tipo de ferramenta, fazer vídeo, clipe...”.

Do estúdio, ele foi estudar Administração, Music Business e Psicologia Comportamental e assim criou a metodologia Music Coach. “Tudo começa com o objetivo, o que ele quer com a carreira. Todo mundo quer ter sucesso, mas ele é uma construção e para colocar a carreira no trilho trabalhamos pontos como equipe, planejamento, quais investimentos e a identidade musical e artística”.

Uma frustração pessoal também serviu de motivação para que Márcio desenvolvesse o negócio. “O que me levou a trabalhar com music coach é tentar quebrar o paradigma de que música não é profissão. A indústria da música é a segunda maior em faturamento do mundo”.

Planejamento

Mesmo depois de se apresentarem sete vezes no carnaval de Belo Horizonte, o grupo Coração Palpita sentiu a necessidade de compreender melhor como conduzir a carreira. “Já estávamos por dentro de assuntos empresariais, mas com o coaching entendemos o objetivo de cada um, qual o processo, como definir a caminhada que conduz ao nosso objetivo final”, explica a cantora Marina Duca.

A artista conta que o trabalho trouxe otimização de tempo e investimentos financeiros para o grupo. “A metodologia clareia o entendimento do processo dentro da empresa musical, do negócio, conduz nossas decisões. Depois disso fizemos um novo show, um álbum digital para movimentar nossa rede, mudamos a forma de apresentar orçamentos e conseguimos nos organizar financeiramente”.

Voz

Para quem está começando na carreira de cantor, é muito importante treinar a voz desde o princípio e com frequência. A fonoaudióloga e vocal coach Janaina Pimenta pontua a necessidade de uma preparação vocal de curto, médio e longo prazo. “O cantor que está começando faz um show, termina com a prega vocal inchada, não se recupera para o próximo show e assim vai. Ele precisa ter conhecimento de como recuperar a voz porque as lesões geralmente são cumulativas”, explica Janaína.

Segundo a fonoaudióloga investir em treinamento vocal não abrange só um condicionamento da voz, mas também uma série de outras coisas, como preparação para entrevistas, posicionamento e a identidade vocal de cada um. “O mercado quer uma coisa original e essa identidade é uma construção que abrange o talento da pessoa e suas características pessoais” detalha Janaina, que trabalha há anos com artistas como Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Luan Santana.