FecharX

Praça da Liberdade recebe caminhada para alertar Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 32 brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
04/09/17 às 20:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:06


Lucia Sebe/PBH

A Praça da Liberdade vai receber a caminhada do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio/Setembro Amarelo, no próximo domingo (10), a partir das 9h. O evento é organizado pela Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A data foi escolhida para provocar a reflexão e estimular a prevenção sobre o tema em todo mundo. O evento desse ano contará com a parceria do Exército Brasileiro e do Centro de Valorização à Vida (CVV). A campanha acontece desde 2014 e tem como objetivo alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Em Minas Gerais, a sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) será iluminada da cor amarela a fim de mobilizar a população sobre um problema que afeta homens e mulheres, em várias faixas etárias.

Para o psiquiatra Humberto Correa, vice-presidente da AMP e organizador do evento, a prevenção e discussão sobre o tema são muito importantes para a sociedade. “Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que no mundo 800 mil pessoas cometem suicídio todo ano e para cada ato concretizado existiram 20 tentativas frustradas”, explica. Os números no Brasil e no mundo revelam que a preocupação sobre o tema não é exagerada.

Ainda segundo Humberto Correa, “à primeira vista, os homens são os mais afetados pela morte voluntária, mas não é bem assim. Embora o índice masculino global seja duas vezes maior, as mulheres tentam em maior quantidade”, analisa. E aponta “os métodos utilizados pelos homens são mais letais com armas de fogo e enforcamentos, o que impacta diretamente os números”. Portanto, é preciso cautela ao tratar desse tipo de informação.

O Brasil é o oitavo país com o maior número de suicídios. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de trinta e dois brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio. Os dados são ainda mais alarmantes em relação aos jovens. O suicídio mata mais pessoas entre 15 e 29 anos do que o HIV em todo o mundo.

Ainda segundo a OMS, uma pessoa, a cada 40 segundos, comete suicídio o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. A região que apresenta os índices mais altos é o Sudeste Asiático, com 17,1 suicídios por 100 mil, seguido pela Europa, que chega a 13,8 por 100 mil. Quando avaliamos a taxa dos países africanos, que é de 7 a cada 100 mil, ou das Américas, 8,9 por 100 mil, fica evidente que há distorções associadas à subnotificações. 

Além do CVV, da Faculdade de Medicina da UFMG e do Exército, o evento ainda contará com o apoio da Associação Médica Brasileira, da  Associação Médica de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional do Médicos e do  Projeto V.I.D.A.S e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Da AMMG