FecharX

Dia Nacional da Coleta de Alimentos é realizado em novembro

Lançamento da campanha 2014 apresentou o projeto e reforçou seus objetivos



Créditos da imagem: Divulgação
Main dia nacional coleta de alimentos 20141003134603
O Dia Nacional da Coleta de Alimentos é realizado em Belo Horizonte no dia 8 de novembro
Redação Sou BH
03/10/14 às 13:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Na noite de ontem (2), o Cine Theatro Brasil Vallourec (Rua dos Carijós, 258 - Centro) recebeu o lançamento da edição 2014 do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. A campanha, que é realizada em outras 45 cidades do Brasil, convida as pessoas a doarem um alimento para quem precisa, no momento em que realizam suas compras em supermercados parceiros. O evento de lançamento contou com amigos e voluntários, com a intenção de apresentar o projeto e reforçar seus objetivos.

A coleta é realizada em BH há mais de cinco anos. Em sua última edição, 2013, foram arrecadadas cerca de 10 toneladas de alimentos, que foram distribuídos posteriormente a instituições carentes, cadastradas no projeto. “Acreditamos que o benefício da Coleta não é apenas para quem recebe o alimento, mas também para quem doa. Para quem participa de todos os processos e se envolve com o propósito de ajudar o outro”, considera a voluntária e também uma das organizadoras do projeto, Carolina Taqueti.

Partindo desse princípio, o lema da Coleta é “compartilhar a necessidade para compartilhar o sentido da vida”. Ao todo, cerca de 30 supermercados da capital e região metropolitana participam da edição 2014 da Coleta. Quem entra nesses estabelecimentos é convidado pelos voluntários a doar um (ou a quantia que quiser) alimento para o projeto.

É disponibilizada uma lista com os produtos essenciais, que são achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, feijão, óleo, milho, ervilha, sardinha, seleta, molho de tomate, macarrão, farinhas de milho, trigo e ervilha. “Já tivemos casos de pessoas que chegam, fecham a cara e dizem que não vão doar. Em seguida, percebendo a movimentação e a grandiosidade do projeto, doam alguns alimentos ou até enchem carrinhos e saem mais felizes do estabelecimento”, conta Carolina.

O evento contou também com a presença do juiz aposentado José Antônio, responsável por levar o projeto a Sorocaba, São Paulo, há seis anos. Segundo ele, o projeto só funciona porque conta com colaboração e com o compartilhamento. “Desde que assumi o projeto, fui dizendo sim e as coisas foram acontecendo. A gente tem que ter disponibilidade e olhar pro outro, para que tudo funcione”, ressalta.

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos é realizado em Belo Horizonte no dia 8 de novembro, sábado. Para saber mais sobre o projeto ou se candidatar como voluntário, é só entrar em contato pelo site ou pelo Facebook.