FecharX

Domingo é dia de Parada Gay em BH

<p>Grupo se concentrará na Praça da Estação e sairá em marcha pela Afonso Pena</p>



Créditos da imagem:
Main 0508 lgbt
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

No domingo (10), BH será palco da XVII Parada do Orgulho LGBT. A partir das 11h, o grupo irá se concentrar na Praça da Estação e, às 16h, sair em marcha pela rua da Bahia, avenida Afonso Pena e rua Professor Moraes. Realizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), a Parada completa em 2014 17 anos de existência.

Com a proximidade das eleições, o ato irá abrir um debate sobre a necessidade do voto consciente. Além disso, denunciar os altos índices de violência que atingem a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no Brasil. No ano de 2013, foram 312 assassinatos de LGBT em todo o país, de acordo com um levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia.

A Parada fecha a I Jornada BH Sem Homofobia, que começou no dia 10 de julho e compreende um mês com atividades relacionadas à comunidade LGBT, como palestras, seminários, mostras e festas. Nesta semana, além da Parada do Orgulho LGBT, outros eventos fecham a jornada.

O Cellos-MG ainda promoverá ações de saúde e cidadania aos participantes. No dia 10, na Praça da Estação, haverá ação de informação de prática de sexo seguro e incentivo para a realização do teste anti-HIV nas unidades de saúde. Preservativos, géis lubrificantes e informativos de saúde integral da população LGBT serão distribuídos.