FecharX

Gênero: Visibilidades e Invisibilidades é a temática da programação do Sesc Palladium

Em novembro, o centro cultural apresenta diversas atrações que debatem o assunto



Créditos da imagem: Guilherme Godoy / Divulgação
Main 191341 glamour garcia credito guilherme godoy 1
Arte e Expressividade Trans é um dos eventos do eixo curatorial
Redação Sou BH
01/11/16 às 19:14
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

O que define o que é ser homem e o que é ser mulher? Existem somente essas duas identidades? As definições se limitam aos nossos corpos? Esses questionamentos são apenas o ponto de partida das reflexões suscitadas pelo eixo curatorial do Sesc Palladium em novembro, que pretende apresentar diversas experiências sobre um dos mais complexos temas das relações humanas: a definição de gênero. A diversidade humana é um fato e as identidades são muitas: são pessoas transgêneras, sem gênero, travestis, transexuais, não binárias e tantas outras. Por isso é necessário que a desinformação, o preconceito e a discriminação deem espaço à reflexão, à empatia e à igualdade. O centro cultural convida o público a refletir, discutir e desconstruir relações de intolerância. As apresentações artísticas e ações formativas visam questionar e denunciar uma realidade que oprime e marginaliza as diferenças. Assim, nossa programação busca contribuir para a visibilidade de todas as identidades e formas de expressão.

Durante todo o mês, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com matrícula em dia, têm desconto de 60% sobre o valor da inteira, mediante apresentação da carteirinha. Os eventos em parceria entre o Sesc Palladium e produtores, agentes ou instituições externas, realizados no Grande Teatro, terão desconto de 60%, limitado a 200 lugares.

Programação

A programação dos Projetos Integrados tem eventos desde o primeiro até o último dia de novembro. Serão shows, intervenções artísticas, exposições e debates da Ocupação Queer.

No teatro, a programação começa logo no dia 4 de novembro, com o espetáculo Ser: Experimento para Tempos Sombrios, que integra a programação do projeto Criações de Bolso até o dia 13.

De 18 a 20, o projeto Off Cena - Cena e Processo apresenta três peças em encenações únicas. Na sexta-feira, sobe ao palco o espetáculo Quem Tem Medo de Travesti. No dia seguinte, é a vez do espetáculo BR Trans. Fechando a programação, no domingo, o público confere a peça Cabaré das Travestidas e Toda Deseo.

As apresentações de dança também chamam a atenção. No dia 3 de novembro, o projeto Pauta em Movimento recebe o espetáculo A Flor da Pele. No dia seguinte, é a vez da apresentação Arraste. Já no dia 25, sobe ao palco a Performance F2M2M2F, pelo projeto Mix Dança.

No cinema, destaque para o projeto Cinema em Transe, que recebe o filme Meu Nome É Jacque, no dia 3. Na terça-feira, dia 22 de novembro, será apresentado a película Boi Neon. Já entre os dias 11 e 29, acontece a Mostra John Waters: o Papa do Trash, que vasculha a obra desse polêmico diretor. Serão apresentados todos os filmes de Waters, dos curtas aos longas-metragens, com os estrelados pela travesti Divine, como Pink Flamingos e Polyester, e as obras que chegaram ao grande público, como Hairspray e Cry-Baby.

A programação de shows também é vasta. No dia 24, o Projeto Salve o Compositor! Mostra da Canção Popular Mineira recebe a cantora Fernanda Branco Polse. No mesmo dia, o projeto Palco Biblioteca apresenta Joana Princesa, primeiro conto de fadas brasileiro a abordar a temática transexual, de autoria da psicóloga Janaína Leslão. As artes visuais também ganham espaço no eixo de novembro, o trabalho Queer Aesthetics, do Projeto Café@mostra, que apresenta uma coletânea de curtas que trabalham com a ideia da estética única e extravagante da cultura queer e seus modos de expressar o gênero: na moda, na arte, na música, nas festas e no próprio corpo.