SouBH Notícias

Eleições 2018: tire suas dúvidas sobre a votação deste domingo

Saiba como justificar sua ausência, conferir sua zona eleitoral e até entender a aplicação da lei seca

Redação Sou BH - 04/10/18 as 12:00 - Atualizado em 07/10/18 as 17:28

urna eletrônica
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

As eleições acontecem neste domingo (7) e muita gente ainda está com dúvidas sobre os procedimentos. A zona eleitoral, como justificar a ausência, a diferença entre branco e nulo, lei seca e por aí vai... Para quem quer saber todas as questões sobre o dia da eleição, confira alguns pontos importantes.

Local de votação e outros serviços  

Pela internet, os eleitores podem conferir todas as informações sobre seção, zona e endereço do local de votação. Basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, na sessão de “Serviços ao Eleitor”, na página inicial, inserir o número do título. Lá você também pode conferir sua situação eleitoral.

Já as pessoas que não conseguirem comparecer ao local no dia da votação, devem justificar a ausência num dos postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) ou pelo formulário disponível na internet. O eleitores têm até 1º de dezembro para justificar a ausência. 

Em BH, dois postos de justificativa ficarão na Rodoviária, um no estacionamento da plataforma principal e outro no auditório, no 2º andar. Também haverá um posto no estacionamento dos táxis especiais, no aeroporto internacional de Belo Horizonte. Todos funcionarão no dia 7 de outubro, das 8h às 17h.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a ordem dos cargos na hora de votar ou sobre outros detalhes, existe uma ferramenta de orientação aos eleitores TSE: o simulador de votação


Leandra Felipe/Agência Brasil

O que pode ou não pode

Sempre fica aquela dúvida sobre o que é proibido no dia das eleições, né? Confira abaixo o que pode ou não fazer durante a data.

É permitido:

- Realizar manifestação individual e silenciosa da preferência política, desde que não haja aglomeração de pessoas que apoiam o mesmo candidato;

- O uso de peças de vestuário, acessórios (bonés, fitas, broches, bandanas), bem como o porte de bandeira ou de flâmula, ou afixação de adesivos em veículos ou objetos de propriedade do eleitor é permitido;

- O uso de uma “cola” com o número de seus candidatos.

Não é permitido:

- Usar alto-falantes e amplificadores de som;

- Realizar comício ou carreata;

- Distribuir material de propaganda política (panfletos, “santinhos”, adesivos, etc.) fora da sede do partido ou comitê político;

- A utilização, pelos funcionários da Justiça Eleitoral e mesários, de qualquer elemento de propaganda eleitoral, como bonés, camisetas, broches, etc. Os fiscais podem apenas usar a sigla ou nome do partido na roupa;

- Boca de urna e influenciar ou coagir outros eleitores na hora da votação;

- Usar celular, câmeras ou outro dispositivo eletrônico na cabine de votação.

A venda ou consumo de bebida alcoólica no dia das eleições fica a cargo das Secretarias de Segurança de cada estado. Os órgãos têm até esta sexta-feira (5) para informar aos eleitores se a regulamentação entrará em vigor.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Você sabe a diferença entre voto nulo e branco?

Ao contrário do que muitos pensam, os votos nulos e brancos não são contabilizados no resultado final de uma eleição, logo, não garantem o cancelamento de um pleito. Na verdade, uma minoria que teve os votos válidos pode decidir a eleição, mesmo com uma maioria de votos nulos ou brancos, este último, também não “vai” para o candidato que está na frente, como alguns pensavam.

Outro ponto que gera confusão entre os eleitores é o Artigo 224 do Código Eleitoral que prevê a necessidade de marcação de uma nova eleição se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país. Porém, o significado de “nulidade” que é a pegadinha. No código, a nulidade pode ocorrer somente no caso de fraude nas eleições, a exemplo de um candidato que foi eleito com mais da metade dos votos, mas foi condenado por compra de votos.

Para o eleitor votar nulo é preciso digitar um número que não está ligado a nenhum candidato e confirmar. Já para votar em branco é só clicar no botão escrito "Branco" e em seguida na tecla verde. 

Outras Matérias