FecharX

Exposição reúne fotos de momentos históricos do país

<p><span>A mostra pode ser conferida de quarta a segunda no CCBB</span></p>



Créditos da imagem:
Main exposicao no ccbb reune mais fotos de momentos historicos no pais
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe, até o dia 28 de abril, a mostra ?Um olhar sobre o Brasil. A Fotografia na construção da Imagem da Nação?. O projeto inédito, que reúne 170 anos de história do país (1833-2003) a partir do registro fotográfico, exibe mais de 300 imagens de diferentes acervos públicos e coleções privadas.

A exposição tem curadoria do especialista em história da fotografia Boris Kossoy e curadoria adjunta da antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz. A exposição já passou por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e a exposição pode ser conferida de quarta a segunda, das 9h às 21h. O local fecha às terças.

A mostra, com cenografia assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, percorre caminhos de luz e sombra, costurando história e iconografia. Tomando como ponto de partida o momento próprio de invenção da técnica fotográfica, a exposição revisita o olhar ?científico? que guiava as expedições estrangeiras, o gosto de D. Pedro II pelo novo suporte e os registros de revoltas populares como a de Canudos, até chegar à grande multiplicação de temas, ângulos, acontecimentos e reviravoltas que compuseram o longo século 20.

Cada fotografia é acompanhada por um pequeno texto - na verdade, sua micro-história, com informações que vão muito além da tradicional legenda formada por título, data e autor. Esse diferencial é consequência da ampla pesquisa realizada para a mostra, tanto referencial quanto iconográfica.

A mostra

Para organizar o grande número de imagens, a curadoria estruturou o material a partir de quatro grandes eixos temáticos: política, sociedade, cultura/artes e cenários. Ao mesmo tempo, os 170 anos foram divididos em sete períodos, demarcados por fatos marcantes da história nacional.