FecharX

Febre amarela: Decretada situação de emergência em BH; veja onde vacinar hoje

Até 17h deste sábado, todos os 152 centros de saúde de BH oferecerão vacina



Créditos da imagem: Amira Hissa/PBH
Main 172534 centro saude
Redação Sou BH
20/01/18 às 17:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

O Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pública em Belo Horizonte e outros 93 municípios da região Central do Estado e na Zona da Mata. Ao mesmo tempo, a prefeitura da capital realiza mutirão de vacinação neste sábado (20) até 17h (veja os endereços abaixo).

A administração municipal, inclusive, apoiou a iniciativa do Estado ao publicar o decreto na sexta-feira abrangendo as regionais de BH, Itabira e Ponte Nova em 
razão do surto de doenças infecciosas virais (casos prováveis de febre amarela). 

A prefeitura informou que mantém o trabalho intenso de prevenção à febre amarela reforçando as ações de cobertura vacinal, aliada às medidas de controle de zoonoses. As equipes de zoonoses realizam vistorias mais detalhadas e aplicação de inseticidas em bairros onde há registro de pessoas com suspeita da febre amarela, mesmo que o local provável da infecção seja em região de mata de outro município. 

A mesma ação é realizada nos locais onde são encontrados macacos mortos. Importante destacar que em ambas as situações também é feita verificação da situação vacinal da população que mora próximo à ocorrência. 

A vacina, disponível em todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte, é a principal forma de proteção contra a febre amarela e faz parte do calendário vacinal de rotina, sendo encontrada durante todo o ano nos 152 centros de saúde da capital. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte não mudou a forma de vacinação mantendo a dose padrão, sendo que uma vez imunizado o cidadão está protegido para a vida toda.

Somente em janeiro deste ano a cobertura vacinal foi ampliada de 83% para 86%. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 19 de janeiro, cerca de 39 mil pessoas foram imunizadas em Belo Horizonte (38.919 doses aplicadas). Não há registro de transmissão da doença na capital e não há registro da doença em áreas urbanas, no Brasil, desde 1942.

Mutirão

Para facilitar o acesso da população às unidades de saúde, neste sábado todos os centros de saúde atenderão a população para ampliar o número de pessoas protegidas contra a febre amarela. Confira
aqui os endereços dos Centros de Saúde de Belo Horizonte abertos neste sábado.

Casos

Com o segundo período de monitoramento epidemiológico dos casos de febre amarela em Minas Gerais, de julho do ano passado até o início deste ano, foram confirmados no estado 22 casos da doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, destes, 15 evoluíram para óbito. Nesse período, foram descartados 40 casos suspeitos, e há 46 casos em investigação em 24 municípios.

Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela no estado de Minas Gerais está em torno de 82%. De acordo com informe epidemiológico divulgado na quarta-feira (17), estima-se que haja no estado pouco mais de 3 milhões de pessoas que ainda não foram vacinadas, especialmente na faixa etária de 15 a 59 anos, que também foi a mais acometida pela epidemia de febre amarela silvestre ocorrida em 2017.

Com Prefeitura de Belo Horizonte e Agência Brasil