FecharX

Feriado da Semana Santa tem opções variadas de religiosidade, lazer e cultura

Programação promete agradar belo-horizontinos e turistas



Créditos da imagem: Divulgação
Main 224242 mineirinho
Missa da Unidade será celebrada às 9h desta quinta-feira (2), no Mineirinho
Redação Sou BH
02/04/15 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:17

A Semana Santa já começou e os preparativos para a celebração de Páscoa vão até domingo (5). A programação extensa e variada promete agradar turistas e belo-horizontinos que buscam viver momentos de fé e espiritualidade. 

Tradicionalmente a Semana Santa começa no Domingo de Ramos, celebrado no último dia 29 de março, e passa pelas celebrações da Santa Ceia, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Para resgatar a tradição e cultura cristã, além das celebrações na capital, a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte contempla também as cidades de Betim, Contagem, Esmeraldas, Mário Campos, Nova Lima, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Religiosidade

Na quinta-feira Santa (2) acontece a Missa da Unidade, às 9h, no Mineirinho e às 20h será celebrada a Missa da Ceia do Senhor, presidida por Dom Walmor no Santuário da Saúde e da Paz no bairro Padre Eustáquio.

A sexta-feira da Paixão (3) começa com encenação da Via-Sacra, às 7h, com procissão que sobe a Serra do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Às 15h, o Dom Wilson Angotti celebra a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Miguel, no bairro Jardim Leblon. Finalizando a programação do dia, às 19h, Dom Walmor conduz a Via-Sacra na Paróquia Coração de Maria Mãe dos Missionários no bairro Petrovale, em Betim, região metropolitana da capital.

No sábado de Aleluia, às 9h, haverá o Ofício do Sepulcro do Senhor e Purificação do Templo, no Santuário São Judas Tadeu, no bairro da Graça. À noite, Dom Luiz Gonzaga preside Vigília Pascal na Paróquia Santa Quitéria, na vizinha cidade de Esmeraldas.

O domingo de Páscoa (5) será marcado por celebrações em todas as paróquias de Belo Horizonte. O Santuário Santa Luzia recebe Dom Wilson Angotti, às 8h30, para celebrar a Missa de Páscoa. Às 9h30, Dom João Justino, estará na Comunidade Imaculada Conceição, no bairro Serra. No mesmo horário, Dom Luiz Gonzaga preside a missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Esmeraldas

Em Sabará, às 8h será realizada a Missa Solene no Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Às 9h, acontece a Procissão da Ressurreição e Triunfo do Senhor, que segue até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde acontece a última Missa, às 19h.

A programação completa das paróquias de Belo Horizonte está disponível nos sites arquidiocesebh.org.br e hotsite Semana Santa.

Sermão da Montanha 

Ainda na sexta-feira da Paixão (3), a Igreja do Evangelho Quadrangular irá realizar, às 7h, o tradicional evento, no Barreiro. Nomes como o de Thalles Roberto, Pregador Luo, Jonas Vilar e a Tenda da Alegria são presenças confirmadas nas comemorações da ressurreição de Cristo.

Agenda de lazer, descanso e cultura

Já os belo-horizontinos e turistas que preferirem aproveitar o feriado para descansar, podem escolher parques, museus, exposições, cinema e teatro.

O Museu Histórico Abílio Barreto funcionará na quinta (2) das 10h às 21h e de sexta a domingo das 10h às 17h. Já o Museu de Arte da Pampulha, estará aberto entre quinta e domingo, das 9h às 18h, assim como a Casa do Baile. O Mirante do bairro Mangabeiras funcionará das 10h às 22h, todos os dias.

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti abrirá das 6h às 18h e os demais parques funcionam das 8h às 18h, com exceção ao Parque Ecológico da Pampulha, que não abrirá na sexta (3) e tem horário de funcionamento das 8h30 às 17h.

O Jardim Zoológico e o Jardim Botânico funcionam normalmente, das 8h30 às 16h, e o Aquário do Rio São Francisco, das 9h às 16h. Não haverá funcionamento na sexta-feira (3).

O Circuito Cultural Praça da Liberdade terá funcionamento diferenciado durante o feriado da Semana Santa. O Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e a Casa da Economia Criativa estarão fechados. 

Os cinemas da cidade funcionarão normalmente praticando preços diferenciados no feriado (3). Confira os filmes em cartaz.

Confira outros eventos que vão agitar a cidade no post "Para se divertir no feriado".

Com informações da Belotur.