FecharX

BH recebe festival gratuito de cinema francês

FESTiFRANCE acontecerá no Sesc Palladium de 19 a 30 de outubro



Créditos da imagem: Reprodução Site FESTiFRANCE Brasil
Main 123405 brule la mer festifrance
Cena do documentário Brûle La Mer, de Nathalie Nambot e Berchache Maki.
Redação Sou BH
13/10/16 às 13:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Oui, mais um festival de cinema em BH. De 19 a 30 de outubro, o FESTiFRANCE realizará uma mostra competitiva do cinema francês, no Sesc Palladium. Serão quase 70 filmes em língua original francesa, com legenda em português, exibidos de segunda a sexta, a partir das 16h, e aos fins de semana, o dia todo.  O evento, com entrada gratuita, também apresentará debates, oficinas e workshops.

O festival, que dá destaque para os curtas-metragens, também é composto por médias e longas-metragens. Durante o evento, haverá competição de melhor filme nas categorias de curtas de animação e ficção. O principal título é o Prêmio Marcelo Reis de Melhor Filme pelo júri, uma homenagem ao documentarista belo-horizontino Marcelo Reis.

Com o intuito de discutir a igualdade de gênero no cinema, quem também ganha destaque são as mulheres que dirigem ou contribuem na direção das produções cinematográficas. Uma das discussões do evento será o debate “Onde estão as mulheres no cinema”, com participação de Carol Rossetti, Florence Poznaski e Carla Maia.

As presenças internacionais ficam a cargo do diretor e roteirista francês Guillaume Renusson, concorrendo com o filme La Nuit, Tous Les Chats Sont Roses, na categoria de Curtas-Metragens de Ficção, e Benjamim Bonnet, produtor convidado da Mood Films Production. Guillaume ministrará uma oficina de criação de roteiro, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, às 14h, e um workshop de direção de cinema, de 20 a 22, às 19h.

Para participar das atividades, como oficinas, workshops e debates, é necessário fazer inscrição pelo site do evento. Confira a programação completa na agenda do Sou BH.

Serviço
FESTiFRANCE – Festival de Cinema Francês
Data: 19 a 30 de outubro
Entrada Gratuita
Local: Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420 - Centro)
Inscrições: https://festifrancebrasil.com/workshops-debates-e-oficina/