FecharX

Festival da UFMG incentivará o uso de bicicletas

<p class="normala">Bicicletas doadas serão consertadas e usadas para mobilidade em evento</p>



Créditos da imagem:
Main 1407 bike
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

A partir de hoje (14), o Festival de Inverno da UFMG promove a oficina de conserto das bicicletas doadas no Espaço Comum Luiz Estrelas. Orientados por grupos de cicloativismo de Belo Horizonte, os oficineiros têm a missão de consertar as bikes doadas nas últimas semanas pela população.

De 17 a 18 de julho, o grupo construirá bicicletários e implementará um sistema de compartilhamento no Campus Pampulha durante o Festival. ?Todos terão acesso às bicicletas ao longo do evento. Os bicicletários, que serão construídos, terão informativos de como o sistema funcionará. Será bem simples?, explica Caio Rodrigues, um dos organizadores do Grupo de Trabalho. Após o Festival de Inverno, as bikes serão doadas as ocupações urbanas de Belo Horizonte.

Segundo Caio, o Grupo de Trabalho busca incluir cicloativistas, ciclistas e não-ciclistas, com o objetivo de pluralizar o debate. ?A ideia do GT é fomentar a mobilidade por bicicleta. Os não-ciclistas são o cerne da discussão. É dialogando com eles que podemos pensar em mudar o atual paradigma da mobilidade?.

Ônibus grátis

Já imaginou andar de ônibus e não pagar nada por isso? Durante o 46º Festival de Inverno da UFMG essa ideia se torna realidade. O Grupo de Trabalho Ônibus Grátis vai viabilizar um sistema de transporte coletivo e gratuito. Os veículos vão circular pelo campus e por pontos estratégicos da cidade, como a região central e algumas ocupações urbanas.

Ao contrário do transporte fretado, no qual os veículos são viabilizados para um número fixo de pessoas e vão de um local ao outro sem parar, a proposta do GT é que os veículos parem em pontos específicos durante o trajeto para que as pessoas ? participantes ou não do Festival ? entrem e saiam a hora que quiserem, podendo, assim, vivenciar o que seria uma cidade com um sistema de transporte público e gratuito.

O trabalho será realizado de maneira coletiva. O GT Ônibus Grátis abriu suas inscrições para que 15 oficineiros ajudem na implantação do sistema. A ideia é que, ao final das atividades, eles produzam uma cartilha explicando como pessoas e grupos podem montar ônibus gratuitos para circular na cidade. O GT também conta com o apoio do Tarifa Zero BH, movimento que viabilizou a circulação de ônibus gratuitos pela cidade durante o Carnaval de 2014. Os integrantes do movimento vão acompanhar a implantação do sistema e realizar atividades dentro dos coletivos que visam a reflexão sobre a mobilidade urbana em Belo Horizonte.

Os ônibus gratuitos vão circular entre os dias 18 e 26 de julho. O itinerário será disponibilizado em breve.