FecharX

Festival gratuito movimenta Praça da Liberdade

<p>10 atrações foram selecionadas pelo portal Sou BH e serão apresentadas no coreto</p>



Créditos da imagem:
Main mauriciotizumba divulg
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

A arte vista como uma extensão do artista é a proposta do festival Arte Solo, que ocupa o Circuito Cultural Praça da Liberdade no final de semana, dias 20, 21 e 22 de junho. Dança, música, artes cênicas, pintura, gastronomia, literatura, fotografia, cinema, artes digitais, moda e manifestações culturais diversas expressas por uma só pessoa, em interação com o público e o ambiente, são os destaques do evento.

São mais de 30 atrações diárias, incluindo nomes conhecidos da cena cultural mineira e artistas anônimos que se apresentarão no coreto da praça, previamente selecionados pelo portal Sou BH.

Maurício Tizumba, atração do Palco Arte, no dia 20, sexta-feira, será o responsável pela abertura oficial do evento. Símbolo da cultura negra e popular de Minas Gerais, ele estará ao lado dos músicos argentinos Gabino Arce e Belisario Tonsich, que se apresentam em seguida.

No sábado (21), marcam presença o alfaiate de alta-costura, Marcelo Blade; o cantor e compositor Marcus Vinile (vencedor do programa Fama da Rede Globo); a cantora e violinista Denise Reis; o músico completo Juarez Moreira; a bailarina e coreógrafa Dudude Herrmann e o renomado saxofonista Nivaldo Ornelas.

Marina Machado e Xande Tamietti estão na programação de domingo (22). Ela apresenta o novo álbum "Quieto um Pouco" e um balanço dos 22 anos de carreira. Integrante da banda Pato Fu, ele, um dos maiores bateristas brasileiros, mostra toda a sua paixão pelo instrumento que começou a tocar ainda criança.

Realizado pela empresa Mov3, com direção artística de Ramon Coelho, o festival é uma homenagem aos hermanos de las Américas, presentes em grande número na capital mineira devido à Copa do Mundo. Para se ter uma ideia, pelo menos 20 mil argentinos devem assistir ao jogo Argentina x Irã, no Mineirão, no sábado (21), segundo estimativa da Belotur.

Além de promover o intercâmbio cultural, estimular a arte e suas diversas expressões, o Arte Solo chama atenção para a solidariedade, incentivando a doação de agasalhos, que serão destinados a entidades carentes assistidas pelo Instituto Ativa Brasil.

Confira a programação completa no Sou BH.