FecharX

Fim da greve dos bancários em BH

Assembleia realizada ontem definiu a volta aos trabalhos



Créditos da imagem: Ligia Dumont
Main ligia dumont 20141007130937
Assembleia de funcionários do Banco do Brasil
Redação Sou BH
07/10/14 às 14:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Os bancários de alguns dos maiores sindicatos do país decidiram encerrar a greve iniciada no dia 30 de setembro. Assembleias feitas ontem (6) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte votaram pelo fim da paralisação após aceitarem a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), feita na última sexta-feira (3).

A proposta prevê reajuste de 8,5%, sendo 2,02% de aumento real (acima da inflação) e vale-refeição em 12,2%. Após o recebimento dessa proposta, o Comando Nacional dos Bancários divulgou orientação à categoria para que encerrasse a greve.

A proposta da Fenaban também tratava das pressões sobre os bancários na cobrança das metas, consideradas excessivas pela categoria. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os bancos devem incluir na Convenção Coletiva o compromisso de que “o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho”. Além disso, a cobrança de metas por SMS ou qualquer outro tipo de aparelho ou plataforma digital será proibida.