FecharX

FIT-BH abre inscrições para oficinas gratuitas

<p>Atividades são voltadas aos profissionais e amadores das artes cênicas</p>



Créditos da imagem:
Main 2304 fit bh cursos oficinas artes cenicas
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) abre inscrições para quem quiser participar da agenda de oficinas, workshops e master classes do 12º FIT ? Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, que será realizado de 6 a 25 de maio, em diversos espaços da cidade.

Essas atividades integram os Projetos Especiais do FIT-BH, que têm curadoria de Leri Faria, e serão promovidas em paralelo às apresentações dos 55 espetáculos que estão na grade de programação do festival.

Os seis workshops, as duas master classes e o painel-oficina são gratuitos e estão direcionados a profissionais e amadores das artes cênicas, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de sua formação. Os cursos serão ministrados por instrutores nacionais e estrangeiros convidados pelo FIT-BH 2014.

O prazo de inscrições vai até 30 de abril. É necessário preencher um formulário cujo modelo está disponível no site www.bhfazcultura.com.br. As vagas são limitadas, e os participantes serão selecionados de acordo com a adequação de seu currículo à atividade proposta. Os dados exigidos para inscrição são RG, CPF, endereço e telefone, além de um currículo resumido e um texto breve sobre as intenções e objetivos com o curso.

Os candidatos cuja inscrição for aprovada terão seus nomes divulgados no site www.bhfazcultura.com.br no dia 3 de maio.

Veja a programação.

WORKSHOPS
Produção Artística
O workshop oferece um conjunto de informações e princípios básicos de produção e gestão do trabalho artístico voltado para as artes cênicas. Noções de economia do teatro, de planejamento, compreensão mais ampla do processo criativo e do papel da produção na viabilização do espetáculo.
Professor: Wagner Carvalho (Brasil/Alemanha)
Duração: 20 horas
Vagas: 20
Público alvo: produtores, artistas amadores e semiprofissionais.
Data: de 12 a 16 de maio, das 9h às 13h.
Local: Centro Cultural Pampulha (rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Bairro Urca)

Ocupação Criativa do Espaço Urbano
A proposta do workshop é oferecer aos participantes o contato com experiências bem sucedidas de democratização do acesso aos bens artísticos e culturais. Pretende-se construir, coletivamente, ferramentas que habilitem os participantes a identificar os pontos fortes e os pontos frágeis de um projeto que tenha como meta a transformação de um espaço por meio do fazer artístico.
Professora: Marina Pampin (Argentina)
Duração: 16 horas
Vagas: 20
Público alvo: arte-educadores, artistas amadores e semiprofissionais.
Data: De 12 a 15 de maio - de segunda a quarta das 14h às 18h, quinta das 9h às 13h.
Local: Casa de Candongas (av. Cachoeirinha, 2221 - Bairro Cachoeirinha. )

O Corpo e a voz no Espaço Cênico
Trabalho de preparação do ator-criador, para torná-lo apto a construir e transpor sua própria narrativa para a cena. A oficina propõe o trabalho do corpo e da voz para ampliar as possibilidades do intérprete, inspirado na tragédia grega e nos ensinamentos de Heiner Müller (1929-1995), discípulo e continuador do trabalho desenvolvido pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).
Professora: Pascale Spengler (França)
Professor Assistente: Dominique Kling (França)
Duração: 24 horas
Vagas: 20
Público alvo: artistas amadores e semiprofissionais
Data: de 12 a 17 de maio, das 9h às 13h.
Local: Centro Cultural Vila Marçola (rua Mangabeira da Serra, nº 320 - Bairro Serra.)

Cenografia: aspectos teóricos e práticos
O workshop oferece um contato inicial com os fundamentos teóricos e práticos da cenografia e sua função na construção do espetáculo. O trabalho aborda a cenografia em todas as suas etapas, desde o processo de concepção, a partir do diálogo com a direção artística até a produção do cenário.
Professor: Ed Andrade (Belo Horizonte)
Duração: 20 horas
Vagas: 20
Público alvo: artistas e técnicos amadores e semiprofissionais
Data: de 19 a 23 de maio, das 9h às 12h30.
Local: Cor(tição) (rua João Gualberto de Abreu, 170/Galpão - Bairro São João Batista.)

Jogos Teatrais: uma metodologia para a sala de aula
O workshop tem como objetivo oferecer ferramentas metodológicas e didáticas que permitam aos multiplicadores, já portadores de uma formação teatral básica, potencializar o trabalho de compartilhamento do conhecimento adquirido de modo prático e objetivo, potencializando e melhorando a qualidade do trabalho que eles já vêm desenvolvendo em suas comunidades.
Professora: Glaucia Vandeveld (Belo Horizonte)
Duração: 20 horas
Vagas: 30
Público alvo: arte-educadores, artistas amadores e semiprofissionais.
Data: de 6 a 10 de maio, das 9h às 13h.
Local: Casa do Beco (av. Artur Bernardes, 3876 - Barragem Santa Lucia)

Vestindo a Cena ( Figurinos para Espetáculos)
O workshop oferece um primeiro contato com os elementos teóricos e técnicos necessários à elaboração, criação e confecção de indumentária cênica a partir de conceitos e padrões estéticos definidos pela direção artística do espetáculo.
Professor: Ricca Pereira (Belo Horizonte)
Duração: 20 horas
Vagas: 20
Público alvo: artistas e técnicos amadores e semiprofissionais
Data: de 19 a 23 de maio, das 14h às 18h.
Local: Centro Cultural Salgado Filho (rua Nova Ponte, 22 - Bairro Salgado Filho)

MASTER CLASSES
?Práticas Transversais na Criação do Espetáculo?, com o diretor francês Thierry Poquet, de 6/5 a 8/5, em local a definir.
A vasta e diversificada trajetória profissional de Thierry Poquet inclui pesquisas estéticas que conjugam as diversas artes na busca de um novo sentido para a construção dramatúrgica e poética. Este master class propõe um espaço aberto para o encontro sinérgico entre essas diferentes práticas artísticas. A atividade se divide entre jogos físicos e diálogos entre artistas franceses e brasileiros.
Duração: 15 horas
Vagas: 15
Público alvo: atores, bailarinos, artistas de circo e músicos profissionais.

?Internacionalização da produção ? Desafios e Caminhos?, com o consultor espanhol Toni Gonzalez , de 13/5 a 16/5, no Centro de Referência da Moda (rua da Bahia, 1.149)
O curso oferece a produtores, agentes e diretores de grupos artísticos ferramentas de diagnóstico, de análise e de planejamento que lhes permitam inserir seus trabalhos nos circuitos nacionais e internacionais das artes cênicas.
Duração: 16 horas
Vagas: 20
Público alvo: artistas, produtores e grupos artísticos.

PAINEL-OFICINA
O Painel-Oficina tem por tema o ?Financiamento Coletivo e a Viabilização de Projetos Culturais? e será ministrado pelos responsáveis pela plataforma digital de crowdfunding Variável 5, das 10h às 17h do dia 20 de maio, no Teatro da Cidade (rua da Bahia, 1341)
Este painel-oficina oferece um panorama sobre o financiamento coletivo (?crowdfunding?) para projetos artísticos e culturais e faz uma reflexão sobre as possibilidades dessa nova tendência. A dinâmica prevê um estudo de casos visando à capacitação dos participantes para a elaboração e execução dessa modalidade de financiamento.
Duração: 6 horas
Vagas: 20
Público alvo: artistas, produtores e gestores de artistas e de grupos de teatro