FecharX

Após meses desligadas, fontes da Praça da Estação voltam a funcionar e fazem a festa de banhistas

A água jorrando na praça no horário do almoço de sábado surpreendeu e alegrou os belo-horizontinos



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
15/01/18 às 21:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19


Bruna Alvarenga/SouBH

Quem passou pela Praça da Estação neste sábado (13) por volta do meio-dia, viu uma coisa que há um bom tempo não se via por lá: as fontes estavam ligadas. A novidade fez a alegria dos foliões que foram ao evento Praia da Estação, marcado para o início da tarde. Os organizadores do evento já haviam anunciado que um caminhão-pipa levaria a água para a praia, mas, com o funcionamento da fonte, não foi necessário.

A Praia, como também é conhecida, foi criada em 2009 logo após o então prefeito Marcio Lacerda proibir eventos públicos na Praça da Estação. Durante vários anos, movimentos sociais travaram uma queda de braço com Lacerda. A assessoria do ex-gestor municipal alegou que a "interrupção temporária" ocorreu para evitar "depredação a que a praça estava sendo submetida". "Após 5 de maio de 2010, a praça voltou a receber eventos", afirma nota enviada ao
SouBH (leia o comunicado na íntegra abaixo).

"O movimento mostrou uma força muito forte de movimentação ao próprio pensamento e à retomada do espaço público que hoje não oferece outra alternativa ao poder público senão responder com diálogo. Houve uma escuta sensível do poder público", diz ao
SouBH Rafa Barros, um dos ativistas da Praia.

A assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte informou à reportagem que as fontes foram ligadas como praxe, não foi algo programado especialmente para o evento. O equipamento responsável por jorrar água num dos mais conhecidos cartões postais da capital estava em manutenção de rotina, e voltou a funcionar neste sábado. 

O órgão ainda afirma que a fonte ainda não está completamente funcional justamente porque uma parte dela continua em manutenção. A partir de agora, os belo-horizontinos poderão ver - e se refrescar - todos os dias, das 12h às 13h30 e das 14h30 às 16h30.

Nota da equipe do Marcio Lacerda na íntegra:

Com relação à matéria “Após meses desligadas, fontes da Praça da Estação voltam a funcionar”, publicada no último sábado, a assessoria de comunicação do ex-prefeito Marcio Lacerda esclarece que a interrupção temporária da realização de eventos na Praça da Estação no final de 2009 aconteceu para evitar a depredação a que a praça estava sendo submetida pelas dezenas de eventos que lá estavam ocorrendo. No período entre janeiro e o início de maio de 2010 a Prefeitura, ouvindo diversos setores, elaborou uma portaria estabelecendo algumas normas para a realização de eventos na Praça, procurando, em especial , garantir a preservação do patrimônio público. Após 5 de Maio de 2010 a Praça voltou a receber eventos.