FecharX

Francês que mora em BH faz lista com 65 impressões sobre o Brasil

<p>A controversa lista fala sobre assuntos do cotidiano, que incomodam os brasileiros e chamaram a atenção de Olivier</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

Um texto bem-humorado do francês Olivier Teboul, de 29, anos, virou febre nas redes sociais dos belo-horizontinos na manhã deste sábado, 14. O engenheiro de computação, que trabalha no escritório do Google em BH há cerca de um ano e meio, coletou curiosidades sobre o jeito de ser dos brasileiros e registrou tudo em seu blog.

A lista se espalhou rapidamente pela internet e, apesar de controversa, já foi acessada por cerca de 15 mil pessoas e comentada por quase 500. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Olivier disse que o objetivo do texto não era ofender os brasileiros, e sim dizer sua percepção das diferenças entre a França e o Brasil.

Confira alguns itens da lista de Olivier:

1 - Aqui no Brasil, tudo se organiza em fila: fila para pagar, fila para pedir, fila para entrar, fila para sair e fila para esperar a próxima fila. E duas pessoas ja bastam para constituir uma fila.

2 - Aqui no Brasil, o ano começa ?depois do Carnaval?.

3 - Aqui no Brasil, não se pode tocar a comida com as mãos. No Mc Donalds, hambúrguer se come dentro de um guardanapo. Toda mesa de bar, restaurante ou lanchonete tem um distribuidor de guardanapos e de palitos. Mas esses guardanapos são quase de plástico, nada de suave ou agradável. O objetivo não é limpar suas mãos ou sua boca, mas pegar a comida com as mãos sem deixar papel nem na comida nem nas mãos.

4 - Aqui no Brasil tudo é gay (ou ?viado?). Beber chá: é gay. Pedir um coca zero: é gay. Jogar volei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay, ser gaúcho: gay. Ser mineiro: é gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay: também é gay.

5 - Aqui no Brasil, os homens não sabem fazer nada das tarefas do dia a dia: não sabem faxinar, nem usar uma máquina de lavar. Não sabem cozinhar, nem a nível de sobrevivência: fazer arroz ou massa. Não podem consertar um botão de camisa. Também não sabem coisas que são consideradas  como extremamente masculinas como trocar uma roda de carro. Fui realmente criado em outro mundo...

6 - Aqui no Brasil, sinais exteriores de riqueza são muito comuns: carros importados, restaurantes caríssimos em bairros chiques, clubes seletivos cujas cotas atingem valores estratosféricos.

7 - Aqui no Brasil, os casais sentam um do lado do outro nos bares e restaurantes, como se eles estivessem dentro de um carro.

8 - Aqui no Brasil, os homens se vestem mal em geral, ou seja, não ligam. Sapatos para correr são usados no dia a dia. Sair de short, chinelos e uma camiseta qualquer é comum. Comum também é sair de roupas de esportes, mas sem a intenção de praticar esportes. Se vestir bem também é meio gay.

9 - Aqui no Brasil, o cliente não pede cerveja para o garçom. O garçom traz a cerveja de qualquer jeito.

10 - Aqui no Brasil, todo mundo torce para um time, de perto ou de longe.

A lista completa está no blog olivierdobrasil.blogspot.com.br



Com informações de Portal Uai