FecharX

Vereadoras de BH promovem evento no Parque Municipal para receber críticas e prestar contas

Evento contará com rodas de conversa, atrações culturais e debates



Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Main 195237 pq municipal
Redação Sou BH
21/09/17 às 19:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

As vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, ambas do PSOL, realizarão o primeiro encontro de prestação de contas do mandato coletivo em praça pública neste sábado (23). O evento Muitas em Festa, promovido em parceria ao projeto Muitas pela Cidade que Queremos, será no Parque Municipal, a partir das 13h. O encontro contará com atrações culturais e debates abertos ao público.

O evento tem como objetivo discutir e apresentar as principais ações da Gabinetona, como as parlamentares batizaram o gabinete coletivo. Segundo a vereadora Áurea Carolina, é uma arena aberta à população. “O encontro é um resumo da jornada com o objetivo de explicar a organização do mandato, a atividade parlamentar da Gabinetona e dar voz aos cidadãos, criando um diálogo com os belo-horizontinos”, afirma em entrevista ao SouBH.

O encontro contará com intervenção do grupo de teatro da Gabinetona, As Diferentonas. A atração levará um espetáculo especialmente para o Muitas em Festa. Além de teatro, o evento terá roda de conversas e debates sobre a gestão das vereadoras e sugestões de melhorias para o futuro.

Porém, as ações que já tiveram sucesso neste ano também terão espaço, como a liminar que impediu o monopólio da AmBev no Carnaval de BH, o compromisso da prefeitura com a urbanização das ocupações da Izidora, a mudança da portaria sobre o abrigamento compulsório de bebês e a recriação da Secretaria Municipal de Cultura.

Com a proposta de apresentar uma política mais democrática a BH, o mandato das vereadoras vai muito além da Gabinetona, segundo Áurea Carolina. “Além do mandato coletivo, a proposta é promover as lutas populares e consolidar a participação dos cidadãos na política, ampliando a resistência à hierarquia social vigente atualmente”, comenta a vereadora.

Para a parlamentar, a política deve ser integrada e verdadeiramente democrática. “A política é uma agenda avançada contra privilégios de poucos. É feita a partir da cidadania e, a Gabinetona é a experimentação dessa democracia real, que quebra a lógica tradicional e torna a política mais próxima, lutando pelos direitos do povo”, completa a vereadora.