FecharX

Atenção: Receita Federal alerta para novo golpe através de carta

Suposta carta do órgão fornece endereço eletrônico para que contribuintes atualizem dados bancários



Créditos da imagem: Google Street View
Main 143000 receita federalbh streetview
Redação Sou BH
05/03/18 às 18:26
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

Uma nota divulgada pela Receita Federal na manhã desta segunda-feira (5) alerta para um golpe que está circulando por via postal para roubar dados de contribuintes. Por ser executado através dos endereços postais dos brasileiros, o golpe fica menos evidente, já que os mais comuns são aplicados por e-mails.

O golpe funciona através de uma carta enviada ao endereço da pessoa que informa a detecção de inconsistências no cadastro. Para supostamente sair da lista da malha fina, o contribuinte deve acessar um endereço eletrônico e inserir dados bancários e regularizar a situação.


"A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado", diz um trecho da nota do órgão, que ainda adverte que o único endereço oficial para alterações de informações ou download de programas é o idg.receita.fazenda.gov.br, estando os outros endereços sujeitos a vírus e malwares, que podem roubar dados pessoais, bancários e fiscais.

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato). Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.