FecharX

Novo gorilinha do Zoológico de BH tem o nome definido em votação popular

As opções eram Ayô, cujo significado é "alegria", em Iorubá; Kong, que significa "porto" em chinês; e Toriba, "felicidade" em tupi-guarani



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
01/09/17 às 18:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:06


Divulgação/PBH

O mais novo gorilinha do 
 Zoológico de Belo Horizonte já tem nome! A partir de votação popular, ficou definido que o animalzinho nascido no último dia 8 de maio se chamará Ayô, cujo significado é "alegria", em Iorubá. A opção ficou à frente de Kong, que significa "porto" em chinês; e Toriba, "felicidade" em tupi-guarani - todos os três nomes foram selecionados a partir de sugestões de escolas municipais, Umeis e creches parceiras da Prefeitura de BH.

As instituições foram mobilizadas a participar do processo de escolha do nome por meio de projetos pedagógicos que aliassem a pesquisa ao debate sobre origem das palavras, línguas, cultura brasileira, participação popular, educação ambiental e proteção dos animais.

Filhote da gorila Imbi, Ayô é o terceiro da espécie nascido na América do Sul.
Com o nascimento do filhote, o Zoológico da capital passou a ter sob seus cuidados um grupo com três adultos (duas fêmeas e um macho) e três filhotes (dois deles machos), o que representa um importante feito da instituição para a conservação da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), que aparece como “Criticamente Ameaçada” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Isso em decorrência de fatores como caça comercial, doenças e perda de habitat. 

Os gorilas adultos que vivem no Zoo são oriundos de instituições diferentes: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts – Fundação Aspinall) e o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

Já os filhotes são belo-horizontinos. Sawidi (cujo nome de origem tupi-guarani significa “amado, querido, desejado”) é o primeiro gorila nascido em Zoológico na América do Sul. Ele veio ao mundo no dia 5 de agosto de 2014. Já seu irmão por parte de pai, Jahari (nome de origem africana que tem como significado “jovem forte e poderoso”), nasceu um mês depois, no dia 10 de setembro. O mais novinho, recém-batizado como Ayô, nasceu em 8 de maio deste ano.

Grupo de gorilas da FZB-BH

Imbi: nasceu em 2000
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2011
De onde veio: Reino Unido

Leon: nasceu em 1998
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Espanha

Lou Lou: nasceu em 2004
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Reino Unido

Sawidi: nasceu em 5 de agosto de 2014 
Pais: Lou Lou e Leon

Jahari: nasceu em 10 de setembro de 2014 
Pais: Imbi e Leon

Ayô: nasceu em 8 de maio de 2017
Pais: Imbi e Leon


Com Prefeitura de Belo Horizonte